O primeiro dia de inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) registrou um total de 410 mil candidatos nessa segunda-feira, das 10h – início do processo – até as 19h (horário de Brasília-DF), segundo dados divulgados pelo MEC (Ministério da Educação). As inscrições vão até às 23h59min de 5 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro (sábado e domingo).
Durante o dia, estudantes reclamaram de problemas no sistema no momento de confirmar o número do CPF. A assessoria do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela realização da prova, afirmou que os episódios foram pontuais e motivados pelo grande fluxo de acessos no site.
Por enquanto, o sistema tem registrado uma demanda maior de candidatos na edição de 2015 em comparação com o ano passado. Em 2014, as inscrições foram abertas uma hora antes, e, segundo balanço feito pelo MEC às 20h, o número parcial de inscritos era 393.890.
O edital do exame de 2015 trouxe mudanças. Uma das alterações mais importantes dá conta de que alunos menores de 18 anos que não estão concluindo o ensino médio este ano não poderão utilizar a nota no Enem para pleitear uma vaga em uma universidade ou mesmo obter um certificado do segmento. Esses estudantes podem fazer a prova, mas apenas como treino.
A inscrição é feita exclusivamente pelo site do Enem (www.enem.inep.gov.br). A taxa ficou mais cara. Até ano passado, custava 35 reais. Agora, o estudante terá que desembolsar 63 reais. O valor pode ser pago até 21h59min de 10 de junho – no momento da inscrição, será gerado um boleto bancário. Estudantes da rede pública não precisam pagar. Candidatos que comprovarem baixa renda familiar também estão isentos do custo. A partir deste ano, estudantes isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício para a próxima edição do programa.
O candidato precisa ter em mãos o documento de identidade, o número do CPF e um endereço de e-mail. Neste ano, o mesmo e-mail não poderá ser usado em mais de uma inscrição no exame. É necessário informar também um número válido de telefone fixo ou celular.
Atendimento especial
Estudantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial podem pedir atendimento especializado durante as provas do Enem. É preciso que preencham o campo específico no formulário de inscrição indicando qual o atendimento necessário. Gestantes, lactantes, idosos, alunos em classe hospitalar e sabatistas também têm o direito, desde que informem sua condição na inscrição.
Nome social
Travestis e transexuais podem solicitar o uso do nome social no exame. Para isso, devem fazer a inscrição normalmente. No período entre 15 e 26 de junho, devem entrar novamente na página do Enem e solicitar o uso do nome social em formulário disponível on-line.
Diploma de ensino médio
O candidato que tiver mais de 18 anos e pretende usar a prova para pedir a certificação de ensino médio deve indicar seu objetivo na inscrição. Se a solicitação não for feita no ato, o estudante perde este direito.
Língua estrangeira
No formulário de inscrição, o postulante deve selecionar se quer responder a perguntas de inglês ou de espanhol. É obrigatório que se preencha este requisito.
Local para a prova
O estudante deve escolher em qual cidade pretende fazer as provas do exame nacional. O local poderá ser alterado até o final do período de inscrições.
Confirmação
Os candidatos que pediram a isenção do pagamento devem conferir na página do Enem se o pedido foi aceito até o dia 5 de junho. Caso a solicitação seja negada, é preciso criar o boleto no site e pagá-lo até 10 de junho.
Cartão
O cartão de confirmação do candidato será divulgado pelo Inep no site do Enem. Ainda não há data prevista para esta divulgação. (AG)