Anunciado recentemente, monitoramento de coronavírus junto aos passageiros que desembarcam na Estação Mercado do Trensurb, no Centro Histórico de Portoi Alegre, teve nesta segunda-feira (28) o seu primeiro dia de operação, com dois casos positivos detectados por teste rápido de antígeno (TR Ag). Um deles é de Cachoeirinha (Região Metropolitana).
Trata-se da principal parada (de um total de 23) e a última da capital gaúcha para quem chega dos demais municípios contemplados pelo transporte ferroviário, inaugurado em 1985. Os exames – voluntários, a partir da abordagem de pessoas cuja temperatura corporal é medida à distância por um equipamento – totalizaram até agora sete procedimentos.
O serviço controle sanitário no local realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), sob coordenação da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Daps) e em parceria com a Escola Factum de graduação e cursos técnicos. O local foi escolhido devido à alta circulação de pessoas de diferentes cidades na Região Metropolitana.
A partir desta terça-feira (29), professores de cursos da área da saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e acadêmicos da instituição se somam à equipe que já está na Estação Mercado para a tarefa.
Os agentes atuarão no local de segunda a sexta-feira, também prestando orientações aos passageiros. No primeiro o horário foi das 9h às 17h, horário que nesta terça-feira será expandido até as 19h e deve ser ampliado nos próximos dias. O monitoramento deve prosseguir ao longo de pelo menos duas semanas.
A intenção é abordar pessoas com temperatura acima de 37,5ºC ou que apresentem sintomas compatíveis com a covid. Com esses critérios, as pessoas são convidadas a passar pela testagem, podendo recusar o procedimento.
A parceria entre a prefeitura e a Trensurb foi firmada na semana passada. A temperatura corporal é medida por câmeras com sensores térmicos instaladas no local pela Trensurb. Além da testagem, haverá orientação aos usuários do transporte coletivo ferroviário sobre medidas de prevenção à doença.
Capacitação
Nesta segunda-feira, enfermeiras da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da prefeitura de Portoi Alegre promoveram uma atividade de capacitação para professores e acadêmicos da UFCSPA que atuarão no local.
Dentre os itens abordados estavam a notificação de dados das pessoas testadas por meio da plataforma “E-SUS Notifica”, a aplicação dos testes “TR Ag” e os procedimentos corretos de colocação e retirada dos equipamentos de proteção individual que devem ser usados pelas pessoas responsáveis pela coleta das amostras.
(Marcello Campos)