Ícone do site Jornal O Sul

Primeiro dia de vacinação dos idosos a partir de 78 anos teve movimento intenso nos postos de Porto Alegre

Procedimento continua disponível em 21 unidades nesta quinta-feira. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Ao menos 35.832 idosos de Porto Alegre já haviam recebido a primeira ou mesmo a segunda dose de vacina contra o coronavírus até o fim da tarde desta quarta-feira (1o), primeiro dia de injeção para os indivíduos a partir de 78 anos na cidade. O movimento foi intenso nos 21 postos oferecidos para o procedimento e em alguns locais houve filas.

Esse contingente equivale a 78,4% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde para esse segmento na capital gaúcha (45.696 habitantes). Os dados constam na plataforma “Vacinômetro”, disponibilizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no portal oficial prefeitura.poa.br.

Muitos dos que haviam recebido a primeira dose da Coronavac no mês passado buscaram a segunda aplicação. Dentre eles estava a anciã Francisca Lima, de 109 anos: demonstrando disposição e alegria, ela foi atendida no posto de saúde da avenida Assis Brasil, no bairro Sarandi (Zona Norte).

De acordo com a SMS, a imunização dos cidadãos com 78 anos ou mais continua nesta quinta-feira (11). Para os idosos mais jovens, um novo cronograma pode ser divulgado nas próximas horas, a partir de análise logística sobre a destinação do novo lote repassado pelo governo gaúcho.

Estatística

Incluindo todos os grupos prioritários, a ofensiva contra o coronavírus já contemplou com vacina (Coronavac ou Oxford) um total de 121.045 porto-alegrenses, o que representa 82,9% do público-alvo desta fase, que é de 146.214 indivíduos.

Desse contingente, 64.958 primeiras doses foram recebidas por profissionais de saúde, 35.832 por idosos a partir de 78 anos, 19.213 por idosos acamados e pessoas com deficiência que vivem em instituições e 1.157 por moradores de comunidades indígenas e quilombolas. Já a segunda dose abrange, até agora, 50.887 pessoas (34,8% do público-alvo.

(Marcello Campos)

 

Sair da versão mobile