Ícone do site Jornal O Sul

Saiba como foi o vestibular da UFRGS, realizado no fim de semana

Lista de aprovados será conhecida até o fim do mês. (Foto: Divulgação/UFRGS)

Realizado nas tardes desse sábado e domingo (14 e 15), o vestibular de 2023 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) mobilizou mais de 18 mil candidatos para 4.008 vagas em 94 opções de cursos de graduação, com provas em 43 locais de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Gravataí, Bento Gonçalves, Tramandaí e Imbé. A lista de aprovados será divulgada até o fim do mês.

Os gabaritos dos testes de domingo estarão disponíveis no site ufrgs.br a partir das 9h, ao passo que as médias e índice de abstenção têm divulgação prevista para as 18h. As informações relativas a sábado já podem ser conferidas – incluindo a contabilização de 3.681 ausências (16,7%) no primeiro dia.

No primeiro dia foram realizadas provas de história, língua portuguesa, literatura e matemática, mais a prova de redação, com tema sobre “o apagamento das mulheres na História e o direito à memória”. Já no domingo os alunos responderam a questões de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira e Química.

Esta edição do vestibular da UFRGS teve 21.970 inscritos (contingente 45% superior ao do ano passado). A maior procura foi por Medicina (70,3 candidatos por vaga), seguida por Psicologia (25,4 na opção noturna e 23,5 na diurna). A lista prossegue com Biomedicina (18,3), Ciências da Computação (16), Fisioterapia (14,5), Veterinária (11,3), Relações Internacionais (10,5), Jornalismo (10) e Design Visual (9,43).

Mais de 4 mil pessoas trabalham para viabilizar o concurso, incluindo atividades de coordenação, fiscalização, segurança e correção. Conforme o vice-pró-reitor de Graduação, Leandro Raizer, a aplicação das provas foi tranquila e sem registros de incidentes. Ele também comentou o novo modelo adotado, que concentra os testes em dois dias:

“Nas visitas a vários desses locais, tivemos retornos bastante positivos da comunidade, pela redução da necessidade de deslocamento dos candidatos e pela questão do rigor das provas, mantido mesmo com tal redução”.

Médias

A Comissão Permanente de Seleção (Coperse) divulgou as médias de cada prova realizada no sábado. Língua Portuguesa registrou 8,6308 com desvio-padrão de 2,7094. Em Literatura de Língua Portuguesa teve 8,8295 com desvio-padrão de 2,9162. História teve 8,1088 com desvio-padrão de 2,7150. Já Matemática ficou em 6,4702 com desvio-padrão de 3,4135. Também foi realizada prova de Redação.

A prova de História foi a que teve menos estudantes acertando todas as questões: apenas seis candidatos. Em Matemática foram 388 que “gabaritaram”, enquanto nos testes de Literatura e Língua Portuguesa esse número foi de 73.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile