Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 10 de setembro de 2015
Peter Robinson, primeiro-ministro da Irlanda do Norte, renunciou ao cargo nesta quinta-feira (10), diante de um suposto retorno da atividade do IRA (Exército Republicano Irlandês), desfeito em 2005. A nova primeira-ministra, temporariamente, será Arlene Foster, do Partido Democrático Unionista (DUP), o mesmo do atual.
O anúncio de Robinson ocorre depois que seu partido, o maior pró-britânico, ter sido derrotado em uma votação para suspender a Assembleia que planeja debater a suspeita de que o IRA ainda existe e que teria matado um ex-membro.
Ele ainda ressaltou que pediu para Arlene permanecer no seu posto como ministra das Finanças e assumindo o cargo de primeiro ministro para garantir que nacionalistas e republicanos não tomem decisões que que podem ser prejudiciais à Irlanda do Norte.
Crise na Irlanda do Norte
A crise na Irlanda do Norte começou depois que um dirigente do Sinn Fein, membro da coligação governamental e antigo braço político do IRA foi detido como parte da investigação do assassinato de um ex-atirador do grupo terrorista no mês passado. O Sinn Fein já descartou as acusações referindo que o IRA foi completamente desmantelado.