Domingo, 23 de fevereiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
27°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Princesa Cristina contesta rei da Espanha após perder título de duquesa

Compartilhe esta notícia:

A questão passa a ser a renúncia aos direitos dinásticos – decisão que depende de Cristina de Borbón, e que a desvincularia da Casa Real. (Foto: Brendan Hoffman/AFP)

A princesa Cristina de Borbón perdeu na quarta-feira o título de duquesa de Palma de Maiorca, depois de quase quatro anos de impasses com seu pai, Juan Carlos I, e seu irmão, o rei Felipe VI, sobre as consequências para a Casa Real dos escândalos de corrupção envolvendo ela e seu marido, Iñaki Urdangarín. As duas versões sobre a remoção do título, recebido quando ela se casou, em 1997, explicitam as divisões dentro da família real espanhola sobre as acusações judiciais de desvio de verbas públicas que pesam sobre os dois.

A Casa Real anunciou que o título foi revogado pelo rei Felipe após uma conversa por telefone, no mesmo dia. Já o advogado de Cristina diz que ela pedira em carta para deixar de ser duquesa de Palma de Maiorca antes de receber a notificação do irmão.

Os dois irmãos, que sempre foram íntimos, discutem o distanciamento dela de funções públicas há anos. Ainda príncipe, Felipe concordava com o pai, Juan Carlos, que a acusação contra Urdangarín, de malversar 6 milhões de euros de contratos públicos por meio de uma fundação sem fins lucrativos, estava minando a credibilidade da primeira geração real espanhola desde o término do franquismo, em 1975. A princesa foi indiciada, acusada de crimes fiscais relacionados aos negócios do marido.

Quando assumiu a coroa, em junho passado, Felipe disse que seu objetivo era recuperar a confiança do povo na monarquia. Juan Carlos, antes de abdicar o trono, se reuniu com a filha ao menos duas vezes e pediu que renunciasse ao título. Mas a princesa sempre manteve a mesma argumentação: e se Justiça a considerar inocente?

Se os dois chefes da família acreditavam na necessidade de Cristina se sacrificar e se distanciar, sua mãe, Sofia, teve um posicionamento de aproximação e apoio. Um dos momentos mais tensos nas relações familiares foi quando Juan Carlos chamou Cristina para dizer que não queria a presença dela na cerimônia de transmissão do trono para Felipe. Mesmo assim, ela entrou em um avião e apareceu no Palácio da Zarzuela.

Suspeita
A suspeita que recai sobre Cristina é que tenha cooperado ativamente com Urdangarín. Ela nega, e afirma que tinha confiança plena no marido, com quem continua casada. A questão agora passa a ser a renúncia aos direitos dinásticos – decisão que depende dela, e que a desvincularia da Casa Real. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Governo dos Estados Unidos investiga pagamentos da Nike para a Seleção Brasileira
95 medicamentos foram proibidos no Brasil no ano que passou
https://www.osul.com.br/princesa-cristina-contesta-rei-da-espanha-apos-perder-titulo-de-duquesa/ Princesa Cristina contesta rei da Espanha após perder título de duquesa 2015-06-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar