Ícone do site Jornal O Sul

Príncipe Harry diz que a rainha Elizabeth II, sua avó, era uma “bússola orientadora”

Membro da monarquia contou como lidou com a morte de sua mãe, quando ele tinha 12 anos. (Foto: Reprodução)

O príncipe britânico Harry prestou, nesta segunda-feira (12), uma homenagem à rainha Elizabeth II, a quem ele se referiu como “bússola orientadora”. Harry, que abandonou a monarquia em 2020, afirmou que é “eternamente grato” à sua avó e que sente “muita saudade”.

Essa foi a primeira manifestação pública de Harry desde a morte da rainha. “Ao celebrar a vida de minha avó, Sua Majestade, a Rainha — e ao lamentar sua perda —, todos nos lembramos da bússola orientadora que ela foi para tantos em seu compromisso com o serviço e o dever”, afirmou o príncipe em um comunicado.

“Vovó, este momento da partida final nos traz grande tristeza, mas sou para sempre grato por todos os nossos encontros, desde as minhas memórias da minha primeira infância com você, passando por lhe encontrar pela primeira vez como minha comandante-em-chefe até quando você encontrou minha querida esposa e abraçou seus bisnetos amados”, declarou Harry, de 37 anos.

No sábado (10), William e Harry, acompanhados de suas esposas, Kate Middleton e Meghan Markle, respectivamente, fizeram a primeira aparição pública depois da morte da rainha. Eles visitaram as homenagens deixadas pela população nos arredores do Castelo de Windsor, em Berkshire, na Inglaterra. Os quatro também cumprimentaram simpatizantes da realeza.

Sair da versão mobile