Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 14 de março de 2024
A situação envolvendo o sumiço de Kate Middleton ainda é um tabu para a Família Real, especialmente Príncipe William , seu marido, que foi acusado de ter uma amante secreta. Se esquivando de perguntas sobre a Princesa de Gales, o monarca finalmente falou sobre ela.
Um sorridente príncipe William participou, nessa quinta-feira (14), de uma visita a um centro de atividades para jovens no Leste de Londres. Na ocasião, ele ajudou as crianças a decorar biscoitos e fez uma brincadeira que, para internautas e veículos da imprensa britânica, lembrou a polêmica sobre a foto da princesa de Gales com os filhos que, esta semana, foi retirada do serviço das principais agências de notícias do mundo por suspeitas de passar por “manipulação digital”.
Durante a visita à instituição West, William afirmou que sua decoração de biscoitos não havia ficado tão boa quanto à feita pelos jovens e fez menção ao dotes artísticos da mulher.
“Minha mulher que é a artista [da família]”, destacou o príncipe, que manteve o bom humor durante a visita e não fez menções diretas às especulações envolvendo o paradeiro e o estado de saúde de Kate. O elogio foi captado por cinegrafistas que acompanhavam a agenda do príncipe.
Na segunda-feira, em meio à reação da imprensa sobre a divulgação da foto, a princesa de Gales reconheceu ter editado a foto com os filhos e pediu desculpas pelo que chamou de “confusão” decorrente da divulgação da imagem.
Foto polêmica
Na véspera, o Palácio de Kensington havia publicado o primeiro registro oficial da princesa desde sua cirurgia abdominal, realizada em janeiro.
A foto, que marcou o Dia das Mães no Reino Unido, mostrava a princesa sorridente e cercada por seus filhos: George, Charlotte e Louis. A decisão de retirar a imagem de circulação reacendeu uma série de especulações sobre a saúde de Kate, que não é vista em público desde o dia de Natal. Em seu comunicado, a princesa de 42 anos atribuiu a edição ao desejo “inocente” de um fotógrafo de “retocar a imagem”.
“Como muitos fotógrafos amadores, ocasionalmente faço experiências com edição. Gostaria de expressar minhas desculpas por qualquer confusão que a fotografia de família que compartilhamos ontem tenha causado. Espero que todos que estavam celebrando tenham tido um feliz Dia das Mães”, publicou a princesa no X (antigo Twitter).
Conforme publicado pelo jornal britânico Guardian, o príncipe e a princesa de Gales há muito evitam os serviços de fotógrafos profissionais quando se trata de retratos familiares íntimos e informais. Cartões de Natal e os registros dos aniversários dos filhos do casal, por exemplo, são marcados por fotografias tiradas por Kate. As fotografias amadoras oferecem à família o controle total sobre os registros e seus direitos autorais, contornando a mídia convencional.
Credibilidade
O Palácio de Kensington afirmou que o príncipe William, herdeiro do trono, tirou a foto na semana passada nos terrenos do Castelo de Windsor, onde a família mora. Após os rumores envolvendo a saúde da princesa, o palácio aparentemente esperava mostrar tranquilidade e pôr fim às dúvidas sobre o estado de Kate. No entanto, com a decisão de agências como Associated Press, Reuters e France-Presse, que retiraram a imagem dos seus sistemas, os rumores voltaram a circular.
As agências decidiram tomar a rara medida de cancelar a distribuição da foto após perceberem que ela tinha sido adulterada. A AP foi a primeira a emitir um “kill notice” – termo da indústria usado para fazer uma retratação. A notificação é considerada um “pesadelo” para profissionais de relações públicas e um golpe na credibilidade de qualquer fonte.