Segunda-feira, 21 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 17 de março de 2017
O príncipe britânico William e sua mulher, Kate, iniciam nesta sexta-feira (17) sua primeira visita oficial a Paris desde a morte da princesa Diana em um acidente de carro na capital francesa, há quase 20 anos.
William, o segundo na linha de sucessão ao trono britânico, e Kate se reunirão com o presidente François Hollande e lançarão uma iniciativa chamada “Les Voisins” (Os Vizinhos), destinada a estreitar os laços entre ambos os países, em um momento em que o Reino Unido se prepara para iniciar o processo de saída da União Europeia.
Os duques de Cambridge também presidirão um jantar na embaixada britânica e assistirão a uma partida de rúgbi entre as seleções da França e do País de Gales, válida pelo torneio Seis Nações, neste sábado (18).
Esse será o primeiro compromisso do príncipe, de 34 anos, como chefe da União Galesa de Rúgbi desde que assumiu o cargo, até então ocupado pela sua avó, a rainha Elizabeth II. O casal, que também se reunirá com sobreviventes dos ataques extremistas de Paris e Nice, viaja sem os filhos, George, de 3 anos, e Charlotte, de 1.
Embora não esteja prevista nenhuma celebração oficial durante a viagem, será difícil evitar a emoção que será despertada pela visita do primogênito da princesa Diana à cidade onde ela morreu, em 31 de agosto de 1997.
William tinha apenas 15 anos e seu irmão, Harry, 12, quando sua mãe e o namorado, Dodi Al Fayed, morreram depois que o Mercedes em que estavam colidiu em um túnel no Centro de Paris, enquanto eles estavam sendo perseguidos por fotógrafos.
O motorista do carro, Henri Paul, também morreu no acidente. Dias depois, foi descoberto que ele estava dirigindo com níveis de álcool no sangue acima dos permitidos. Para marcar o 20º aniversário da morte de Diana, os príncipes anunciaram que este ano organizariam uma arrecadação de fundos para financiar uma estátua da mãe, que a princípio seria erguida nos jardins do Palácio de Kengsington, em Londres, onde ela morava.