São comuns no Procon Porto Alegre reclamações sobre a utilização indevida de dados pessoais dos consumidores que recebem ligações telefônicas indesejadas de fornecedores e serviços de telemarketing. Para evitar a ocorrência desse tipo de problema, o órgão orienta os consumidores a proteger seus dados quando realizarem compras e preenchimentos de cadastros on-line.
Diz o Código de Defesa do Consumidor que as empresas que recebem os dados dos consumidores são responsáveis pela guarda e proteção de seus cadastros, somente podendo cedê-los a terceiros mediante autorização expressa do cliente. O consumidor também tem direito de saber como a empresa que o contata obteve seus dados pessoais. Caso haja negativa da informação, o fornecedor poderá ser responsabilizado.
“Se o consumidor foi submetido a constrangimento por meio do uso de seus dados pessoais, ele poderá registrar sua reclamação no Procon Porto Alegre”, afirma a diretora-executiva do órgão municipal, Sophia Martini Vial. O Procon municipal destaca dicas para o consumidor não passar por problemas referentes ao uso não autorizado de seus dados particulares:
– Caso seja necessário entregar o seu documento pessoal a um terceiro, esteja sempre por perto. Evite que pessoas levem seus documentos para longe de você, para qualquer procedimento, pois é neste momento que pessoas mal intencionadas podem clonar seu cartão ou copiar seus dados.
– Documentos jogados no lixo: antes de jogar seu cartão antigo na lixeira, quebre-o totalmente para que não seja visualizado seu nome e o número do cartão. Faturas e cartas devem ser picadas antes de serem jogadas no lixo.
– Em agências bancárias: evite pedir ou aceitar ajuda de estranhos no caixa eletrônico. Há o risco de observação da senha ou até mesmo clonagem do cartão em casos mais extremos.
– Promoções: tome muito cuidado ao preencher dados cadastrais em sites de promoção. Tais sites podem não ser confiáveis e suas informações podem estar nas mãos de possíveis fraudadores.
– Premiações: sempre desconfie quando a oferta é muito vantajosa em mensagens que oferecem prêmios que o consumidor supostamente ganhou por e-mail ou SMS. Fique atento principalmente caso seja pedido o depósito de qualquer valor para depois fazer o resgate do prêmio.
– Roubos ou perdas de documentos: ao se deparar com esse tipo de situação, o consumidor deve imediatamente providenciar o boletim de ocorrência e relatar aos serviços de proteção de crédito o acontecido.
– Compras pela internet: cheque a confiabilidade do endereço onde se quer efetuar a compra. A listagem de sites não indicados pelo Procon pode ser encontrada por meio da página do órgão de defesa do consumidor.
– Nunca passe dados à distância: ao fazer alguma atualização cadastral em bancos, nunca o faça por meio de internet ou telefone. A maior recomendação é que a atualização seja feita sempre presencialmente na agência bancária. Caso o consumidor tenha que atualizar um cadastro de loja, deve fazer pessoalmente ou ligar para o serviço de atendimento ao cliente.
– Internet banking: caso você opte por utilizar o serviço on-line de seu banco, tome cuidado ao digitar o endereço no navegador. Fraudadores costumam imitar as páginas dos bancos na internet. Ao realizar operações, verifique se há o cadeado e/ou a chave de segurança ao lado do endereço na barra de navegação.
– Atenção com os e-mails: fraudadores costumam utilizar e-mails falsos – o chamado pishing – a fim de conseguir dados pessoais dos internautas e enviar vírus que captam informações dos computadores. Evite abrir e-mails de desconhecidos e não clique nos links enviados por eles.
– Telefones e computadores públicos: evite ao máximo acessar seu e-mail ou site de seu banco em computadores públicos ou celulares de terceiros. Instale um antivírus em seu computador pessoal e faça varreduras frequentes.
– Nunca esqueça de fazer logoff: utilize sempre o botão “sair” ou equivalente após o acesso em sites com senhas de bancos, programas, e-mails e redes sociais. Isso evita que seus dados fiquem armazenados em seu computador e acessíveis a fraudadores.
– Redes sociais: as redes sociais como o Facebook também vêm sendo utilizadas para a aplicação de golpes. Tome cuidado com falsos abaixo-assinados que provocam emoções nas pessoas, mas que pretendem obter os dados pessoais. Evite divulgar esse tipo de publicação.
Denúncias
Os porto-alegrenses podem registrar suas reclamações também pelo site do Procon. A sede do órgão localiza-se na rua dos Andradas, 686. São distribuídas 90 fichas de atendimento diariamente, das 9h às 17h. O Procon Porto Alegre é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.