Ícone do site Jornal O Sul

Procon Porto Alegre notifica cooperativa de saúde por suspeita de vazamento de dados

Dependendo da apuração, o Procon poderá aplicar sanções administrativas. (Foto: Vinícius Sinott/PMPA)

A fiscalização do Procon Municipal  da Capital notificou a Unimed Porto Alegre, nesta sexta-feira (8), por suposto vazamento de dados sensíveis de pacientes. Após a denúncia feita por meio do site Tecmundo – a equipe entregou o documento, cobrando a manifestação de resposta da cooperativa de saúde em 20 dias, prazo estabelecido conforme a Lei Federal 8078/90.

“Após a notificação, a empresa tem até 20 dias para enviar as respostas, conforme o artigo 32 do Código de Defesa do Consumidor”, explica o diretor-executivo do Procon de Porto Alegre, Wambert Di Lorenzo.

Dependendo da apuração, o Procon poderá aplicar sanções administrativas previstas no artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor.

Contraponto

“A Unimed Porto Alegre, que prima pela ética e transparência na condução de seus processos, instaurou um procedimento de averiguação nos sistemas internos da cooperativa para identificar vulnerabilidades, ainda não confirmadas. Nesse interim, a equipe de cibersegurança está reforçando as medidas de resguardo desses sistemas frente a tentativas de invasão, sendo possível que alguns recursos fiquem temporariamente indisponíveis”, informou, em comunicado, a cooperativa.

 

Sair da versão mobile