No próximo dia 25 de novembro ocorrerá a edição de 2016 da Black Friday, grande evento de descontos promovido pelo varejo em sites e lojas físicas com reduções de preços prometidas que podem chegar a 80% do valor original do produto.
Nas edições anteriores da promoção, no entanto, muitos foram os problemas experimentados pelos consumidores que registraram, somente no Procon Porto Alegre, mais de 100 reclamações sobre a Black Friday, sendo a maioria vinculada à alegada maquiagem de preço final de venda. “Ocorreu com frequência a atitude de fornecedores aumentarem os preços antes de ocorrer a Black Friday e, no dia da promoções, oferecerem o desconto equivalente ao aumento efetuado, fato que ficou conhecido popularmente como a metade do dobro”, lembra o diretor-executivo do Procon, Cauê Vieira.
As reclamações registradas pelos consumidores formaram quatro processos administrativos que fundamentaram a aproximação dos Procons de todo o país e o Instituto de Desenvolvimento do Varejo – IDV, com o objetivo de tornar a edição deste ano da promoção mais clara e transparente com o consumidor, garantindo a ele a efetiva entrega de bens promocionais.
Segundo ostensiva orientação dos Procons, os varejistas deverão disponibilizar estrutura e equipe adequadas para atendimento do público no dia da ação no caso das lojas físicas. As lojas devem ainda reforçar a infraestrutura dos sites para melhorar a estabilidade, evitando a ocorrência de oscilações decorrentes do grande volume de acessos, além da informação clara de quais produtos efetivamente fazem parte da promoção, identificando-os nas lojas e materiais de comunicação, contendo, ainda, a informação de que há restrição de estoques.
Já para o consumidor, o Procon Porto Alegre destaca que deve ser realizada com antecedência uma pesquisa de preços das mercadorias que se pretende adquirir pela Internet para que a compra seja efetuada com segurança. A finalidade é verificar se os descontos oferecidos na promoção correspondem de fato à redução de valores dos produtos na loja.
O consumidor também deve se certificar antes das compras se os sites são de boa procedência, podendo acessar no site proconpoa.rs.gov.br a lista de sites não seguros como um indicativo de segurança para realização de suas compras. Outro aspecto a ser verificado no site das empresas é a existência de formas de contato alternativos, com indicação obrigatória de endereço físico e telefone de contato, elementos que, se ausentes, já indicam a probabilidade de dificuldade de contato com a empresa para qualquer esclarecimento necessário.
On-line
Nas compras on-line, o consumidor deverá preferencialmente optar pelo pagamento via cartão de crédito, uma vez que o cancelamento dessas compras, em caso de qualquer problema, ser mais fácil de ser feito do que em compras realizadas por boletos.
Da mesma forma, nas comprar realizadas pela internet aplica-se o direito de arrependimento, pelo qual o consumidor pode desistir da compra em até sete dias a contar do recebimento do produto, devolvendo o produto em perfeito estado para receber o seu dinheiro de volta, direito este não previsto para as compras realizadas nos estabelecimentos comerciais, quando o consumidor tem contato direto com a mercadoria. Para estes casos, a dica do Procon é que o consumidor preste atenção na política de trocas do estabelecimento, que deverá ser visível aos clientes.
A expectativa do Procon Procon Alegre é que haja uma redução do número de reclamações quanto à promoção neste ano. “A partir do momento em que há conscientização do mercado com relação à necessidade de respeitar o seu cliente, estabelecendo políticas transparentes de compras, aliadas ao cada vez maior empoderamento do consumidor pela troca de informações, a relação de consumo se torna mais harmônica, restando ao Procon a tarefa de bem orientar as parte para a diminuição dos conflitos.”, finaliza Vieira.
O Procon Porto Alegre atende o público na rua dos Andradas, 686, das 10h às 16h, no site www.portoalegre.rs.gov.br ou pelo aplicativo gratuito para celulares Pocon App.
Informações podem ser obtidas no telefone (51) 3289-1774.