Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 19 de novembro de 2022
A Procuradoria-Geral da Ucrânia informou neste sábado (19) que a invasão da Rússia provocou, até agora, a morte de 437 crianças ucranianas. Outras 837 ficaram feridas.
A região de Donestk é a que teve o maior número de crianças atingidas pela guerra: 423 foram mortas ou ficaram feridas, segundo a contagem oficial. A Procuradoria disse que o número pode aumentar com a chegada de informações de zonas de combate, de áreas liberadas e de locais ocupados pelas tropas russas.
A ONU disse que pelo menos 16.295 civis foram mortos desde a invasão da Rússia em 24 de fevereiro, que Kiev e líderes ocidentais denunciaram como um ato de agressão não provocada. Moscou nega ter civis como alvo.
São Petersburgo
Uma grande explosão foi registrada na manhã deste sábado nos arredores de São Petersburgo, na Rússia. As chamas formaram nuvens de fumaça que são vista por quilômetros de distância.
O governador da região, Alexander Drozdenko, afirmou que a explosão ocorreu em um gasoduto local.
Ainda não se sabe se o episódio foi um ataque ou um acidente. Caso seja intencional, seria o primeiro atentado em São Petersburgo desde o início da guerra da Rússia na Ucrânia.
“Bombeiros e equipes de resgate estão extinguindo um incêndio que surgiu como resultado de uma explosão em um gasoduto entre Berngardovka e Kovalevo”, afirmou Drozdenko.
Pelas redes sociais, moradores compartilharam imagens das chamas:
São Petersburgo é a segunda maior cidade da Rússia e uma das mais próximas de países europeus.
Nos últimos meses, a Rússia tem feito uma série de ataques a usinas e centrais de energia das principais cidades da Ucrânia. Na semana passada, a capital, Kiev, ficou sem luz após centrais da cidade serem atingidas por bombardeios.