Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de agosto de 2015
A produção de petróleo e gás da Petrobras no Brasil cresceu 2,3% em julho, chegando a 2,611 milhões de barris de óleo equivalente. A alta reflete o início da operação de novos poços de produção em três plataformas nas bacias de Campos e Santos.
Considerando apenas o petróleo, o crescimento da produção foi de 2,6% em julho, na comparação com o mês anterior, para 2,142 milhões de barris.
Os campos do pré-sal contribuíram com uma média de 798 mil barris por dia, 6,9% acima do registrado no mês anterior. No dia 8 de julho, a Petrobras bateu seu recorde diário de produção no pré-sal, de 865 mil barris.
O crescimento da produção de petróleo tem dado alívio à balança comercial brasileira. Em palestra na segunda-feira (17), o secretário de petróleo e gás do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Almeida disse que, atualmente, o país já é um exportador líquido de petróleo e derivados. A retração no consumo também contribui para o desempenho.
A companhia iniciou, no final de julho, as operações na plataforma Cidade de Itaguaí, no campo de Iracema Norte, na Bacia de Santos, com capacidade para produzir até 150 mil barris por dia. Os resultados, porém, só devem começar a ser vistos este mês.
Somando suas operações no exterior, a Petrobras produziu 2,796 milhões de barris por dia em julho, crescimento de 1,8% com relação ao mês anterior. (Folha)