Ícone do site Jornal O Sul

Produção de veículos no Brasil cai 21% no ano

De acordo com a Anfavea, entidade que representa as montadoras, o setor produziu 277,1 mil veículos no mês passado, segundo maior volume para meses de abril da história. (Sérgio Castro/AE)

A produção brasileira de veículos teve fraco desempenho em abril e nos primeiros meses de 2014, na esteira da queda na atividade econômica e de problemas nas exportações. De acordo com a Anfavea, entidade que representa as montadoras, o setor produziu 277,1 mil veículos no mês passado, segundo maior volume para meses de abril da história. Porém, de janeiro a abril, a indústria acumula produção de 1,07 milhão de veículos, queda de 12% sobre o primeiro quadrimestre de 2013, informou relatório da entidade.

Na comparação sobre o mês de março, a produção de veículos cresceu 1,6%, mas despencou 21,4% frente ao mesmo mês de 2013. O desempenho já motivou recuo no nível de emprego no setor, que caiu 1,1% em abril ante mesmo mês do ano passado, para 154,2 mil postos de trabalho, segundo os dados da entidade.

Além disso, nas últimas semanas muitas montadoras adotaram medidas para reduzir a produção, diante de acúmulo de estoques em concessionárias e pátios. As medidas incluíram PDVs (programas de demissão voluntária) e redução nas horas trabalhadas. Até março, o estoque acumulado era de 387,1 mil veículos, equivalente a 48 dias de vendas, número que caiu para 40 dias, ou 392,7 mil veículos.

O presidente da Anfavea, Luiz Moan, disse que o ajuste na produção continuará nos próximos meses para adequar o cenário às menores vendas no mercado interno e à queda nas exportações. “Estamos em fase de redução da produção, mas não dá para saber com será nos próximos dois meses.” Moan limitou-se a classificar o atual nível produzido como extremamente alto.
O governo prepara medidas para destravar o crédito e estimular as vendas de veículos, com redução do valor de entrada, atualmente em 40% e alongamento do prazo de pagamento, em 48 meses em média. (AG)

Sair da versão mobile