Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Produção industrial brasileira registra a quarta alta seguida

Compartilhe esta notícia:

O setor industrial ainda se encontra 1,1% abaixo do patamar pré-pandemia

Foto: Divulgação
Apesar do recuo, componentes do índice se mantiveram nas faixas positivas, ainda indicando otimismo. (Foto: Divulgação)

A produção industrial brasileira aumentou 0,3% em maio na comparação com abril, na série com ajuste sazonal. Em relação ao mesmo mês de 2021, na série sem ajuste, a indústria cresceu 0,5%. No ano, o setor acumula queda de 2,6% e, em 12 meses, baixa de 1,9%.

Ao assinalar variação positiva em maio, a produção industrial marcou o quarto mês seguido de expansão. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (05) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Três das quatro grandes categorias econômicas e 19 das 26 atividades industriais pesquisadas tiveram avanço na produção. No entanto, o setor industrial ainda se encontra 1,1% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 17,6% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

Entre as atividades, as influências positivas mais importantes foram assinaladas por máquinas e equipamentos (7,5%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (3,7%), com ambas voltando a crescer após recuarem no mês anterior: -3,1% e -4,6%, respectivamente.

Outras contribuições positivas relevantes sobre o total da indústria vieram de produtos alimentícios (1,3%), de couro, artigos para viagem e calçados (9,4%), de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (5,5%), de outros equipamentos de transporte (10,3%), de produtos diversos (9%), de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (7,5%) e de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (3,6%).

Por outro lado, entre as sete atividades com quedas na produção, indústrias extrativas (-5,6%) e outros produtos químicos (-8%) exerceram os principais impactos em maio.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

15ª Feira Gaúcha da Faca Artesanal será realizada no CTG 35, em Porto Alegre
Mulher tem sobrenome trocado por “vagabunda” no cartão de crédito e pede indenização
https://www.osul.com.br/producao-industrial-brasileira-registra-a-quarta-alta-seguida/ Produção industrial brasileira registra a quarta alta seguida 2022-07-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar