Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
25°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Produtividade do trabalho na indústria cresce 8% no 3º trimestre, diz confederação

Compartilhe esta notícia:

Apesar de recuperação, indicador não deve crescer mais de 1% no ano.

Foto: CNI/José Paulo Lacerda
Emprego no setor completou 14 meses de alta. (Foto: José Paulo Lacerda/CNI)

Depois de seis meses seguidos de queda por causa da pandemia do novo coronavírus, a produtividade do trabalho na indústria recuperou-se no terceiro trimestre. Segundo a CNI (Confederação Nacional da Indústria), o indicador subiu 8% de julho a setembro em relação ao trimestre anterior. O crescimento desconsidera as sazonalidades, oscilações típicas de determinadas épocas do ano.

A produtividade representa o volume produzido pela indústria da transformação dividido pela quantidade de horas trabalhadas. No terceiro trimestre, a produção subiu 25,8% em relação ao período de abril a junho. As horas trabalhadas aumentaram 16,4% na mesma comparação, o que indica que cada trabalhador produziu em média 8% a mais que nos três meses anteriores.

Com o desempenho do último trimestre, a indústria reverteu a queda da produtividade e passou a registrar crescimento de 7,2% em relação ao quatro trimestre de 2019. O nível alcançado no terceiro trimestre (111,2 pontos) é 4,5% superou o recorde anterior de 110,7 pontos registrado no quatro trimestre de 2017

Movimento temporário

Na avaliação da CNI, tanto a aceleração da produtividade no terceiro trimestre como a queda acentuada do indicador nos seis primeiros meses do ano são movimentos temporários que refletem a reabertura da economia. Segundo a confederação, o crescimento está ligado ao aumento da intensidade do trabalho depois de um período de pausa ou de pouco trabalho, não a ganhos de produtividade como maior qualificação do empregado.

Apesar da forte alta no terceiro trimestre, a CNI projeta que a produtividade do trabalho na indústria encerre 2020 com baixa expansão. De acordo com a entidade, o indicador fechará o ano com crescimento abaixo de 1%, mesmo que o ritmo de alta seja mantido no último trimestre.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O coronavírus já matou quase 174 mil pessoas no Brasil
Balança comercial registra superávit de US$ 3,73 bilhões em novembro
https://www.osul.com.br/produtividade-do-trabalho-na-industria-cresce-8-no-3o-trimestre-diz-confederacao/ Produtividade do trabalho na indústria cresce 8% no 3º trimestre, diz confederação 2020-12-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar