Terça-feira, 29 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Professora tira mil na redação do Enem pela segunda vez após criar método para fazer textos

Compartilhe esta notícia:

LÍlian Carvalho, de 30 anos, é professora de redação e de linguagens. (Foto: Reprodução)

Uma professora pernambucana foi uma das duas pessoas que obtiveram a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 em Pernambuco. Lílian Carvalho contou que esta foi a segunda vez que conseguiu a nota 1000 e afirmou, também, que criou um método para conseguir o resultado.

LÍlian Carvalho, de 30 anos, é professora de redação e de linguagens. Ela contou que, no ano passado, decidiu fazer o Enem para testar um método que ela mesma criou e que ensina para alunos que se preparam para o exame.

“Eu decidi testar meu método, aí veio o 1.000. O nome do método é ‘redação autoexplicativa’. É baseado na ideia de que o aluno precisa fazer uma redação como se estivesse escrevendo para alguém que não sabe nada sobre aquele assunto. A redação se explica por si só, e, por isso, fica tão clara”, afirmou a professora.

No Brasil, 60 pessoas obtiveram a nota mil. Dessas, duas são pernambucanas e apenas quatro são de estudantes de escolas públicas. O tema da redação foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Lílian Carvalho é recifense, mas mora em Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, desde o início da pandemia, quando as aulas que dava passaram a ser ministradas pela internet.

Ela contou que, em 2011, quando cursava o primeiro período da faculdade, se tornou monitora e, depois, professora de redação.

Ao longo dos anos, segundo ela, o método foi sendo desenvolvido. Ela contou que não existe fórmula para uma redação bem escrita, mas é preciso seguir uma estrutura.

“Não gosto da ideia de fórmula, porque cada aluno vai escrever com base na própria realidade. Também não dou argumentos prontos para meus alunos. O que eu defendo é que, para ser bem avaliado, é preciso seguir uma estrutura, com introdução, desenvolvimento e conclusão”, explicou.

A professora também conta que, apesar dos bons resultados, é crítica da forma como as redações do Enem são avaliadas.

“Não sou a favor da forma de avaliação e acho que temos que problematizar o fato de que, numa prova aplicada nacionalmente, somente 60 pessoas consigam tirar a nota máxima. Pior ainda quando vemos que somente quatro estudantes de escolas públicas obtiveram esse resultado. A avaliação é muito deficiente”, afirmou.

Tema

Para o diretor de Avaliação da Educação Básica do Ministério da Educação, Rubens Lacerda, o principal motivo para o aumento de notas mil na redação foi o tema: desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.

“Foi um tema relevante socialmente, discutido amplamente. Isso permitiu que as pessoas tivessem condição para discutir esse tema com, não vou dizer facilidade, mas uma certa fluidez. E isso permitiu o aumento das notas mil este ano.” As informações são do portal de notícias G1 e da Agência Brasil.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Saiba por que a redução da população da China pelo segundo ano seguido traz preocupação
Jato avaliado em 11 milhões de reais é apreendido em operação que cumpriu mandados em Santa Catarina e Paraná
https://www.osul.com.br/professora-tira-mil-na-redacao-do-enem-pela-segunda-vez-apos-criar-metodo-para-fazer-textos/ Professora tira mil na redação do Enem pela segunda vez após criar método para fazer textos 2024-01-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar