As aulas do Programa Alfa, do SENAR-RS, começam no dia 23 de abril e irão até 29 de setembro. Serão 115 turmas com a expectativa de atender a 1.725 adultos que passarão pelo processo de alfabetização. Na última semana, foi concluída a capacitação dos educadores que atuarão no programa.
O programa deste ano foi estudado e planejado pela Supervisão Pedagógica com a participação das coordenadoras Maria Dinorá, Elizete Moura e Lilian Carvalho, que além de abordarem o conteúdo e questões pedagógicas puderam reavaliar com os demais coordenadores um pouco da experiência e das particularidades de trabalhar com adultos que atuam e vivem no meio rural. O resultado deste pacote de vivências e conhecimento foi repassado aos educadores nas capitações realizadas em Ijuí e Santa Cruz do Sul.
Neste ano, o Alfa está diferente. Combina uma série de metodologias para melhor atender o seu público permitindo ao trabalhador do meio rural o acesso à informação que é relevante para sua vida, saúde, atividade profissional e para participar de forma mais inclusiva da sociedade. Para tanto, o programa foi dividido em módulos, executados na forma de projetos, que evoluem na complexidade dos seus conteúdos, permitindo assim novos aprendizados conforme comentou a supervisora pedagógica do SENAR-RS, Carina Bridi.
Os módulos são 1º Identidade e diversidade cultural; 2º As sociedades e o meio ambiente; e 3º Trabalho e cotidiano. Além disso, haverá acompanhamento do desenvolvimento dos alunos deste a fase inicial do programa através de uma sondagem, identificando dificuldades a serem trabalhadas. Este acompanhamento irá permitir uma maior eficácia do programa através do acompanhamento do aprendizado dos alunos.
Até hoje, o Programa Alfa já contribuiu para a alfabetização de mais de 30 mil alunos no Rio Grande do Sul. Em 2018, o Programa entra em sua 19ª edição.