Quinta-feira, 17 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 13 de abril de 2025
Ao longo desta semana, oito comunidades de Porto Alegre serão contempladas pelo programa “Bota-fora”, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). No foco da iniciativa está contribuir para o correto descarte de resíduos (inclusive volumosos) que não são recolhidos pela coleta regular de lixo em áreas sob vulnerabilidade social e econômica.
Podem ser dispensados itens como eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e outros objetos. Isso evita que o material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos.
Os moradores devem colocar os materiais em frente às suas residências na noite anterior, ou até as 7h30min do dia de visita da equipe. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes em postos de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro de quase 240 comunidades.
De acordo com o diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, a retomada do projeto em 2025 reforça a importância da gestão adequada de resíduos para a sustentabilidade urbana:
“O Bota-Fora é uma oportunidade para recomeçarmos o ano com foco na preservação ambiental e na melhoria da qualidade de vida nas comunidades atendidas. Nossa meta é garantir que esses resíduos sejam descartados de forma correta e segura, evitando danos ao meio ambiente e à infraestrutura da cidade”.
Cronograma
– Terça-feira (15), a partir das 9h: Vida Nova (Restinga), Ecológica (Cristal), Gaúcha (Santa Teresa) e Mariano de Matos (Medianeira).
– Quarta-feira (16), a partir das 9h: Jardim do Verde (Mário Quintana), Beco da Lavagem (Boa Vista do Sul).
– Quinta-feira (17), a partir das 9h: Chico Mendes (Mário Quintana), Salvador França (Partenon).
(Marcello Campos)