Sexta-feira, 20 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 26 de fevereiro de 2024
Iniciativa pioneira no Brasil, o Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino (CDFF) de Porto Alegre abriu inscrições para cadastro de reserva, caso surjam novas vagas. O público-alvo são garotas de 13 a 17 anos, residentes na capital gaúcha e estudando. Elas podem manifestar interesse por meio de link disponível em prefeitura.poa.br.
Titular da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Débora Garcia ressalta: “Estamos proporcionando a oportunidade para que mais garotas façam parte deste grandioso projeto, aquelas que aguardavam uma chance”.
Atualmente são 120 participantes, divididas em duas turmas (manhã ou tarde). Os treinamentos começaram em 4 de janeiro em campos do Parque Marinha do Brasil (às segundas-feiras) e no Trecho 3 da orla do Guaíba (terças e quintas), ambos no bairro Praia de Belas, em turno inverso ao escolar.
Todos os equipamentos necessários para a prática esportiva, tais como chuteiras, uniformes e caneleiras, são disponibilizados às adolescentes. Elas também ainda com o apoio de profissionais e acadêmicos de Educação Física.
As jovens foram selecionadas após período de inscrições realizado no final do ano passado e dividido em três etapas: alunas de escolas públicas municipais, estaduais e garotas em geral dentro da faixa etária do programa, sucessivamente.
Dentre os objetivos do projeto estão o incentivo, desenvolvimento e democratização do acesso à formação na modalidade futebol para esse segmento da população, assegurando com qualidade o direito constitucional ao esporte. Também está no radar da prefeitura promover a descoberta de novos talentos.
Os recursos para o desenvolvimento do Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino são oriundos do Ministério do Esporte. Há um cronograma de execução financeira de R$ 200 mil, somado a uma complementação de R$ 2 mil por parte da prefeitura.
Concurso
Até 15 de março, a prefeitura recebe as inscrições para concurso público destinado à contratação de profissional de Educação Física. A prova deve ser realizada no final de maio. Dentre os requisitos está o bacharelado e registro profissional no Conselho Regional da categoria no Rio Grande do Sul.
O edital nº 014/2024 foi publicado em no Diário Oficial de Porto Alegre do dia 9 de fevereiro, prevendo uma vaga e formação de cadastro-reserva. Quem for aprovado atuará em unidades da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), bem como da Saúde (SMS).
Esse é o primeiro concurso municipal para profissionais do segmento na cidade. “É uma grande oportunidade para qualificarmos o quadro de servidores que se dedicam todos os dias ao esporte, saúde e lazer” salienta a titular da Smelj, Débora Garcia. Os detalhes do processo estão no site fundatec.org.br.
(Marcello Campos)