Quarta-feira, 23 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 3 de janeiro de 2024
Iniciativa pioneira no Brasil, o Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino (CDFF) criado pela prefeitura de Porto Alegre começa os seus treinos nesta quinta-feira (4) nas quadras de grama sintética do trecho da orla do Guaíba próximo ao Parque Marinha do Brasil. São 120 gurias de 13 a 17 anos, divididas em duas turmas, uma pela manhã e outra pela tarde, três vezes por semana, em turno inverso ao escolar.
A coordenação é da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), cuja titular Débora Garcia enaltece também o aspecto social do programa: “Estamos possibilitando a realização de um sonho dessas meninas de se tornarem jogadoras profissionais de futebol. Porto Alegre buscou, desde o início, ser protagonista neste processo”.
Todos os equipamentos necessários para a prática esportiva, tais como chuteiras, uniformes e caneleiras, são disponibilizados às adolescentes. Elas também ainda com o apoio de profissionais e acadêmicos de Educação Física.
As jovens foram selecionados após período de inscrições realizado no final do ano passado e dividido em três etapas: alunas de escolas públicas municipais, estaduais e garotas em geral dentro da faixa etária do programa, sucessivamente.
Dentre os objetivos do projeto estão o incentivo, desenvolvimento e democratização do acesso à formação na modalidade futebol para esse segmento da população, assegurando com qualidade o direito constitucional ao esporte. Também está no radar da prefeitura promover a descoberta de novos talentos.
Os recursos para o desenvolvimento do Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino são oriundos do Ministério do Esporte. Há um cronograma de execução financeira de R$ 200 mil, somado a uma complementação de R$ 2 mil por parte da prefeitura.
Copa das Comunidades
No mesmo segmento da orla, as quadras de grama sintética receberão neste mês a primeira edição da Copa das Comunidades, voltada ao público de 11 a 15 anos. O evento é organizado pelo Instituto Edson Prates com apoio da prefeitura, por meio da Smelj.
Com inscrições encerradas em novembro, o torneio estava previsto originalmente para 9 de dezembro, mas foi necessário adiá-lo devido à interdição das quadras de areia, posicionadas no entorno dos espaços de grama sintética e que serão utilizadas para montagem de estruturas da competição. A nova data é 20 de janeiro.
Participarão equipes formadas por instituições locais como escolas e organizações comunitárias, em um total de 18 equipes, divididas em duas categorias: mirim (nascidos em 2010-2011) e infantil (nascidos em 2008-2009).
(Marcello Campos)