Com mais da metade de seu quadro de funcionários composto por mulheres jovens, com média de 23 anos de idade, a divisão Brasil da Arcos Dorados, franquia que administra a marca McDonald’s na América Latina, preocupa-se em dar segurança para que as mulheres sigam suas metas de planos de carreira e isso inclui cuidar para que também possam exercer a maternidade de maneira plena, quando assim decidirem.
Por isso, o Programa de Gestantes, implementado a partir de novembro de 2017, oferece acompanhamento das funcionárias por uma equipe de gestão de saúde, em parceria com a THB Group Brasil, durante toda a gestação e no primeiro mês pós-parto. Além disso, as gestantes participantes do programa são isentas de coparticipação de consultas e exames e recebem outros cuidados.
No Rio Grande do Sul, há 23 funcionárias gestantes que já estão sendo acompanhadas pela equipe do Programa. Assim que a gestação é informada, a equipe de gestão de saúde mantém contatos mensais (ou em intervalos menores dependendo da necessidade) com a mãe para estimular a frequência ao pré-natal, fornecer orientações e incentivar o aleitamento materno com o intuito de estimular o vínculo mãe-filho. A família recebe os contatos do programa para sanar dúvidas relacionadas à gestação.
Os resultados do Projeto de Gestantes são muito bons. São a garantia de que as mães realizem mais que oito consultas de pré-natal preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e, consequentemente, reduz o número de bebês que necessitam de cuidados especiais pós-nascimento.
“Os feedbacks que recebemos mostram que estamos no caminho certo. Não raro, as funcionárias dizem que o acompanhamento da equipe do programa gera conforto e segurança e, muitas vezes, é o único apoio que recebem durante toda a gestação. Mais do que fazer o básico, estamos fazendo algo que realmente fala com a nossa gente e reflete positivamente em toda a empresa”, afirma a responsável pelo área de gestão de pessoas no Rio Grande do Sul Rossana Behrens.