Ícone do site Jornal O Sul

Programa “Recicle Bem, Faça o Bem”, criado na cidade de Mormaço, é apresentado durante Encontro de Prefeitos na Expointer

Programa “Recicle Bem, Faça o Bem”, na Expointer. (Foto: Divulgação)

O programa “Recicle Bem, Faça o Bem”, idealizado na cidade de Mormaço, no interior do Rio Grande do Sul, foi apresentado durante o Encontro dos Prefeitos na Expointer, que aconteceu nesta quinta-feira (9). Na ocasião, os gestores públicos presentes na tradicional Assembleia Geral de Prefeitos na Expointer, no Centro de Eventos Klein Ville, foram convidados a comparecer na Casa Famurs para conhecerem o projeto.

O Recicle Bem, Faça o Bem, conscientiza e estimula crianças e jovens sobre o processo de reciclagem, além de desenvolver projetos educacionais ligados às áreas de sustentabilidade e educação ambiental.

A primeira instituição a participar do Recicle Bem, ainda em projeto piloto, em 2019, foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Rodrigues Cardoso. Agora, todas as instituições de ensino do Rio Grande do Sul e dos demais Estados podem participar. Vários municípios gaúchos já estão em contato com o programa formalizando detalhes de adesão para as escolas municipais. Municípios de Santa Catarina, Paraná e São Paulo também já demonstram interesse.

Os diferenciais deste programa pioneiro são a espécie de “troca” – o programa troca embalagens recicláveis por uniformes sustentáveis – e o fornecimento do Ciclo Completo da Cadeia da Reciclagem. Cada escola recebe uma máquina coletora eletrônica, uma espécie de ecoponto. Através da logística do programa, todo o material recolhido é encaminhado para as usinas de reciclagem.

Sair da versão mobile