Domingo, 29 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 14 de fevereiro de 2024
Localizada no Centro Histórico de Porto Alegre, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) exibe a partir desta semana uma série semanal de filmes ao ar-livre no Jardim Lutzenberger, em seu terraço. Estão previstas quatro sessões gratuitas, sem a necessidade de inscrição e sempre às 19h30min. O público pode levar cadeiras de praia.
Trata-se do projeto “Curta no Jardim”, realizado por meio de uma parceria entre a Cinemateca Paulo Amorim e Instituto Estadual de Cinema (Iecine), vinculados à Secretaria da Cultura (Sedac). Cada encontro terá dois blocos de filmes, produzidos principalmente por artistas visuais.
Até 7 de março, a programação conta com o apoio da Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB) e abrange uma seleção de videoarte feita pelos curadores Arthur Bonfim e Bruna Martin. Já a segunda parte do projeto, também com quatro noites, prosseguirá até 4 de abril, com filmes do acervo do festival “Cine Esquema Novo”.
De acordo com a diretora da CCMQ, Germana Konrath, a iniciativa tem por finalidade oportunizar um espaço de exibição e diálogo com produções experimentais, recentes e fora do circuito comercial, em um ambiente aberto e agradável, “proporcionando uma experiência estética diferenciada para o público da casa”.
Os estabelecimentos Lola Bar e o Térreo Restaurante, instalados no prédio da CCMQ, terão pontos de venda temporários no local das exibições, a fim de oferecer aos cinéfilos um cardápio especial.
Esses e outros detalhes podem ser conferidos no site ccmq.com.br. A Casa de Cultura Mario Quintana está localizada na Rua dos Andradas nº 736, no trecho entre a Bento Martins e João Manoel. Também é possível acessar o complexo pela rua Sete de Setembro.
Cinemateca Capitólio
Outro espaço cultural dedicado à chamada “Sétima Arte” na capital gaúcha, a Cinemateca Capitólio retomou na noite dessa quarta-feira (14) a sua programação, após quase dois meses de melhorias em suas instalações, incluindo nova tela de exibição. A reabertura foi marcada pela exibição de um filme-surpresa, com entrada franca.
Já nesta quinta, em diferentes horários, serão exibidas três produções do cineasta português João Pedro Rodrigues: “O Ornitólogo” (2018), “Fogo-Fátuo” (2022) e “Onde fica Esta Rua?” (2022). O valor do ingresso é R$ 16.
Os cinéfilos também terão a chance de conferir, na sexta-feira, a primeira edição de 2024 do tradicional do projeto “Raros”. Na tela, um marco do cinema argentino: “Nazareno Cruz e o Lobo” (1975), de Leonardo Favio, em sessão gratuita e apresentada pelo crítico Ramiro Solzini. A programação completa está disponível em capitolio.org.br.
(Marcello Campos)