Terça-feira, 29 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Programas de cashback, com recompensa em dinheiro, crescem e tiram espaço das milhas e pontos

Compartilhe esta notícia:

Mais de 80% dos brasileiros têm interesse em programas de fidelidade. (Foto: Reprodução)

Milhares de brasileiros vêm aderindo a um modelo de compras que oferece retorno porcentual imediato em dinheiro, o chamado cashback (dinheiro de volta, em tradução livre). Para especialistas, o crescimento desse tipo de negócio no País vai ganhando o espaço que antes era dos programas de pontos no cartão de crédito ou serviço de milhagem.

“Sempre que vou fazer uma compra online, vejo se o cashback é vantajoso. Uso várias plataformas e o programa do meu cartão de crédito”, conta. “Às vezes, nem estou precisando de nada, mas entro no site para dar uma ‘olhadinha’ e acabo comprando algo”, acrescenta.

Para Myrian Lund, educadora financeira da Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar), apesar de atrativo, o uso do cashback precisa ser feito com consciência e planejamento. Ela alerta que é comum o caso de consumidores que, “enfeitiçados” pela ideia de retorno imediato, acabam gastando mais do que deveriam, ou até pagando mais caro por um determinado produto por conta do benefício.

Ainda na opinião da especialista, a presença do cashback foi impulsionada pelo crescimento do e-commerce durante a pandemia e por um serviço que olha para as camadas baixas da sociedade, com consumidores de menor poder aquisitivo. “Antes, muitos clientes acabavam nem usando as milhas acumuladas, por não ter o suficiente para conseguir viajar com elas. Com o cashback, até as menores compras trazem uma sensação de recompensa”, ressalta Myrian.

Retenção de clientes

Para Carlos Netto, fundador e CEO da empresa de soluções e produtos financeiros Matera, o cashback funciona como uma solução para as marcas reduzirem o custo de aquisição de novos clientes. “Para as empresas, o cashback é um mecanismo de estímulo de vendas. Quando você paga, o resultado do investimento de marketing das empresas é materializado. Assim, ele é sustentável. Mas há também o cashback que é feito queimando capital, depende da empresa”, diz.

Quem pretende se aventurar no mundo do cashback precisa ficar atento a algumas informações importantes. Na hora de efetuar a compra é preciso levar em consideração as regras de cada companhia que oferece o serviço, entre elas o porcentual de retorno, o prazo para compensação do valor a receber e o período de validade dos créditos.

Segundo os especialistas, os consumidores devem seguir algumas regras de educação financeira para não transformar o que seria um benefício em uma armadilha, evitando compras por impulso e pesquisando empresas que oferecem o melhor benefício.

Faturamento

O uso do cashback no comércio eletrônico nacional gerou em 2021 um faturamento de R$ 10 bilhões, quase o dobro do registrado em 2020, segundo levantamento da empresa de cupons de desconto e cashback Cuponomia. “A pandemia fez o e-commerce crescer e puxou o cashback junto. Quem usa conta para os amigos, o que gera um crescimento exponencial”, diz Ivan Zeredo, diretor de marketing da Cuponomia.

Nascido no mundo digital, o benefício avança para as lojas físicas com os cartões de crédito. No Nubank, o cashback é oferecido a quem opta pelo modelo Ultravioleta, com 1% da fatura convertido em dinheiro de volta, que passa a render a 200% do CDI. “Oferecemos total flexibilidade para o cliente usar esse cashback da maneira que melhor entender”, afirma Rusen Baragiola, líder da área de cartões do Nubank.

O benefício, antes mais ligado às fintechs, já aparece nos “bancões”. O Santander passou a oferecer cashback aos seus clientes no ano passado, através da plataforma Esfera. O retorno percentual pode variar de acordo com o tipo de produto, ou loja parceira presente no e-commerce da instituição financeira. No Itaú, o serviço é encontrado em alguns cartões. “Nos bancos o foco era a média e alta renda. Com os bancos digitais, os tradicionais precisaram se mexer para não perder clientes”, diz Myrian Lund. As informações são do Estado de S. Paulo.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Após passagem positiva pelo Big Brother, Pedro Scooby planeja lançar filme sobre sua vida
Menina Benigna: conheça a história da mártir que vai ser a primeira beata do Ceará e quarta do Brasil
https://www.osul.com.br/programas-de-cashback-com-recompensa-em-dinheiro-crescem-e-tiram-espaco-das-milhas-e-pontos/ Programas de cashback, com recompensa em dinheiro, crescem e tiram espaço das milhas e pontos 2022-05-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar