O projeto Bota-Fora, promovido pelo DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana), atende 20 comunidades nesta semana, em Porto Alegre. Os serviços serão executados de terça-feira, 1º, até sexta-feira (04).
Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos. O serviço atende regiões em situação de vulnerabilidade social.
Recomendação
Os moradores devem colocar os materiais em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro.
Programação por comunidades:
Terça-feira, 1º: Cristal (Cristal), Gaúcha (Cruzeiro), Prisma (Cruzeiro), Malvina (Cruzeiro) e Ecológica (Cristal);
Quarta-feira, 2: Colina do Prado (Agronomia), Júlia (Belém Novo), Copacabana (Belém Novo), Arado Velho (Belém Novo), Muro Branco (Lami), Beco da Lavagem (Lami), Dois Irmãos (Rubem Berta), Jardim da Amizade (Costa e Silva) e Parque das Laranjeiras (Costa e Silva);
Quinta-feira, 3: Planetário (Santana), Figueira (Restinga), Nossa Senhora da Paz (Navegantes), Por do Sol Humaitá (Navegantes) e Progresso (Navegantes);
Sexta-feira, 4: Pinheirinho (Lomba do Pinheiro).
O DMLU esclarece que o programa Bota-Fora é realizado nas comunidades. Os bairros são colocados entre parênteses para facilitar a localização.
Para consultar as próximas comunidades a serem atendidas pelo segundo ciclo do Bota-fora em 2024, clique aqui.
Ecopontos
Além do Bota-Fora, o descarte desses materiais pode ser feito diretamente em uma das Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU. As UDCs, também chamadas de Ecopontos, recebem madeira, móveis velhos e entulhos e estão distribuídas pela cidade.