Em fevereiro, primeiro mês de atendimento do projeto Bota-Fora em 2021, foram coletadas 192,05 toneladas de resíduos em 33 comunidades de Porto Alegre. O trabalho de recolhimento é realizado pelas equipes do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana).
O Bota-Fora auxilia a população no descarte correto de objetos volumosos não recolhidos pelas coletas regulares da prefeitura, como eletrodomésticos, móveis quebrados e colchões. Isso evita que materiais descartados irregularmente nas ruas obstruam arroios e bocas de lobo e cause alagamentos. O projeto atende comunidades em vulnerabilidade social.
A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam colocados em frente às residências na noite anterior ou até as 7h30min do dia do Bota-Fora. A divulgação é feita por meio de cartazes afixados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairros. O DMLU conta agora também com um carro de som que percorre as comunidades um dia antes da coleta, avisando sobre o serviço.
Além do Bota-Fora, a população pode utilizar, gratuitamente, as Unidades de Destino Certo do DMLU para se desfazer de objetos que não entram na coleta regular de lixo. Essas unidades são popularmente conhecidas como Ecopontos e estão distribuídas por várias regiões da cidade. Para informações sobre os locais, clique aqui.
O projeto Bota-Fora atende nesta semana:
3/03 – Quarta-feira: Pôr do Sol (Humaitá), Vicente Monteggia (Vila Nova), Tronco I (Santa Tereza), Francisca (Lageado).
4/03 – Quinta-feira: Herdeiros (Agronomia), Beco X (Farrapos).
5/03 – Sexta-feira: Tio Zeca e Areia (Farrapos), Amizade (Belém Novo), Cooperativa dos Pinheiros (Restinga), Planetário (Santana).