Quinta-feira, 28 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 8 de maio de 2019
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
O senador Lasier Martins, do partido Podemos, comemorou ontem a aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados do projeto de lei de sua autoria, que permite ao consumidor bloquear ações de telemarketing junto à operadora de telefonia. A proposta de Lasier altera o Código de Defesa do Consumidor para vedar a oferta de produto ou serviço por telefone ao consumidor cujo número do aparelho esteja inserido em cadastro de proibição desse tipo de ligação. “Muitos cidadãos não têm tempo de pedir inclusão de seus números, continuando a ser importunados ainda que haja cadastro negativo”, observa Lasier.
Baixo clero do PSL pressiona, e Luciano Zucco deixa o comando do partido
O deputado Luciano Zucco decidiu ontem entregar o comando estadual do partido. Em carta encaminhada ao presidente nacional, renunciou para dedicar-se exclusivamente ao mandato de deputado estadual. Zucco vinha sendo alvo de uma campanha forte junto ao chamado baixo clero do partido. No lugar de Zucco assume como presidente do partido o deputado federal Nereu Crispim, alvo de ação de impugnação de mandato no TRE por suposto abuso de poder econômico, omissão de receitas e despesas e captação ilícita de votos.
Crimes cibernéticos em debate na Câmara
Na Câmara de Porto Alegre, a vereadora Lourdes Sprenger, do MDB está mobilizando um encontro da Comissão de Defesa do Consumidor para debater a prevenção das fraudes e crimes cibernéticos, furtos de senhas bancárias, dados de fichas cadastrais e outras formas de delitos. Será na quinta-feira às 10 horas.
Greve de motoristas de aplicativos
Esta quarta-feira será de transtorno em Porto Alegre e muitas cidades brasileiras. Os motoristas brasileiros de aplicativos de transporte, vão aderir a uma paralisação global para protestar contra as baixas tarifas cobradas pela empresa, que estão congeladas há três anos. O movimento protesta contra a violência e o aumento do preço dos combustíveis.
Ministro é contra tráfico e consumo de drogas nas universidades
O ministro da Educação Abraham Weintraub disse ontem que é contra o tráfico e consumo de drogas nas universidades. Na Comissão de Educação do Senado, ele criticou o uso de drogas por estudantes de universidades públicas e defendeu a entrada da polícia nos campi para combater o consumo. “A autonomia universitária não é soberania”, disse. “Se tem coisa acontecendo dentro, por que a polícia não pode entrar? Não tem que ter consumo de drogas, tá errado, sou contra isso.”
Parlamento e Fé
Será de 9 a 11 de maio, em Gramado, o encontro Parlamento e Fé, reunindo representantes de cinco continentes e de 100 países para debater temas diversos relacionados à política, religião e sociedade. O encontro será realizado na Câmara de Vereadores do município. Organização que nasceu na Argentina em 2008, o Parlamento e Fé foi fundado pelo pastor argentino Luciano Bongarra. A organização atua hoje no Uruguai, Paraguai, Peru, Brasil, Chile, Venezuela, Colômbia, México, Estados Unidos, República Dominicana, Espanha, entre outros países.
Sepultado o plebiscito das estatais
Foi finalmente sepultada a exigência de plebiscito para venda das estatais gaúchas. O governo Eduardo Leite avança na busca de acordo da dívida com a União, ao conseguir provar em segundo turno, a chamada PEC do Plebiscito, que retira a exigência constitucional de consulta popular para venda da CEEE, da Sulgás e da Companhia Riograndense de Mineração. Hoje o governador estará em Brasília para tratar com o presidente Jair Bolsonaro, da adesão ao acordo da dívida com a União.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.