Sábado, 16 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 28 de julho de 2017
O Projeto de Lei 5094 / 2013 de autoria do Deputado Federal Tiririca (PR/SP), que acrescenta dispositivo à Lei 11.977, de 7 de julho de 2009, dispondo sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) e dá outras providências, para equiparar às habitações populares os trailers e os motor homes usados por populações itinerantes, encontra-se pronto para a pauta no âmbito da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.
Vários artistas, incluindo-se os circenses – provavelmente, objeto da proposta do Deputado Tiririca -, são usuários destes veículos para deslocamentos e acampamentos. Todavia, na contramão do Projeto de Lei e de acordo com matéria publicada em 2016 no MACAMP – maior portal do campismo brasileiro –, a casa móvel do ator Ashton Kutcher tem dois andares. O piso superior leva apenas 30 segundos para se levantar e, preocupado com a própria segurança e dos seus hóspedes, equipou o veículo com câmeras que capturam tudo que acontece ao redor dele. Já Katie Price resolveu comprovar a sua fixação pelo rosa por meio da pintura que escolheu para estampar o seu motor home que pesa quase 8 toneladas e levou três meses para ser customizado ao custo total da época de R$ 380.000,00.
Combinando o binômio “casa & carro” porque possuem quarto, cozinha, toalete, ar-condicionado, televisão, dentre outros aspectos de conforto e infraestrutura, os veículos do tipo motor home também são usados para viagens de turismo e lazer de toda a família. Neste contexto específico, existem equipamentos, produtos e serviços que complementam as necessidades dos seus proprietários:
= telefonia móvel; rastreadores; segurança eletrônica; acesso a internet; geradores de energia para autossustentabilidade; navegação veicular (GPS); seguro do veículo e dos passageiros; tratamento de resíduos; alimentos (pré-preparados e congelados); redes de postos de combustíveis adequadas (pernoites ou descanso); outros eletrodomésticos (ex.: freezer); sonorização acústica; luminárias com LEDs exclusivas; descartáveis; radiocomunicadores; móveis e utensílios; etc..
Na aquisição, os futuros usuários enfrentam alguns problemas, dos quais, destacam-se: condições oferecidas pelos poucos consórcios especializados e dificuldades para obtenção de linhas de crédito & financiamento – falta de uma Instrução Normativa do Banco Central para o setor.
O mercado nacional oferece adaptados de trailers na faixa de R$ 50.000,00 a R$ 75.000,00; motor homes completos oscilando entre R$ 250.000,00 a R$ 750.000,00; porém, dependendo do chassi e da montagem, são encontrados veículos de R$ 150.000,00 – neste caso, preço abaixo de um SUV de luxo segundo o guia de conceituada revista do setor automotivo.
Estima-se que 5% da população economicamente ativa do nosso país possui motor homes ou já ouviu falar sobre estes veículos porque têm interesse em comprá-los a médio e curto prazo. O número de brasileiros que vivenciam a experiência de viajar num motor home nos Estados Unidos e no Canadá aumenta 20% ao ano. O mesmo vem acontecendo na Europa através de agências especializadas.
Os motor homes são produzidos de maneira personalizada e ao gosto do cliente; quase que artesanalmente; e com certos requintes de sofisticação para proporcionar o conforto necessário para aqueles que chegam, até mesmo, a percorrer longas distâncias em viagens de meses de duração – há relatos de casais que conheceram todo o território nacional e países sul-americanos a bordo destes veículos.
Assim, a realização da EMHS BRAZIL 2017 (Expo Motor Home Show) no período de 24 a 26 de novembro, tendo como local o Pavilhão da FENAC na cidade de Novo Hamburgo (RS) – a região concentra a maioria dos fabricantes destes veículos –, será de extrema importância para a difusão do caravanismo e campismo em geral.
O evento contará com a participação, na qualidade de expositores, dos mais expressivos produtores de motor homes, trailers, reboques, engates e aqueles da categoria RV (recreational vehicle) – como são mais conhecidos no exterior –, além de fornecedores de insumos: peças, artigos, acessórios, etc..
Tem o apoio oficial do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (Secretarias dos Transportes e do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) e de importantes entidades do setor, tais como = Associação Brasileira de Campistas; Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito; Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem; Câmara de Indústria e Comércio do Mercosul & Américas; Camping Clube; Associação Nacional de Fabricantes de Trailers, Reboques e Engates; Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.
Em paralelo, de forma integrada, além da EXPOCAMPING – em 2016, foram quase 200 motor homes no estacionamento da FENAC –, ocorrerão palestras de representantes de renomadas entidades e instituições, tais como: BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social/Ministério do Planejamento); DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito/Ministério das Cidades); SDECT/RS (Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul); ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito); DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes/Ministério dos Transportes); ANFATRE (Associação Nacional dos Fabricantes de Trailers, Reboques e Engates); e aquelas que deverão fazer as suas indicações dentro em breve: SUSEP – Superintendência de Seguros Privados/Ministério da Fazenda e ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios.
Mesmo em sua segunda edição, porém, levando-se em conta o perfil e a qualificação do público visitante – aliás, principal característica do evento –, a EMHS BRAZIL já vem sendo considerada a maior Feira sul-americana do setor de motor home e veículos de lazer.
A visitação, mediante a compra de ingresso, poderá ser feita na sexta-feira e no sábado das 09h00 às 22h00 e no domingo das 09h00 às 18h00.
Informações: http://www.expomotorhome.com/