Ícone do site Jornal O Sul

Projeto Freud e os Escritores apresenta “OUSE: Freud & Lou Andreas-Salomé”

(Créditos: Vilmar Carvalho)

O projeto Freud e os Escritores volta a apresentar, no dia 13 dezembro, a leitura dramática “Ouse: Freud e Lou Andreas-Salomé”, no Theatro São Pedro. No palco, a performance recria o clima envolvente que reconstitui e põe em cena os pensamentos do psicanalista e da escritora russa, intermediados por Anna Freud, filha do criador da psicanálise. Em cena, os personagens revelam desabafos e vivências peculiares no cenário da Viena do final do século XIX e início do século XX.

Lou foi analista de Anna Freud e, entre lembranças e discussões teóricas, desenrolam-se alguns momentos marcantes da vida destes personagens que, questionam e promovem reflexões sobre a “essência” do que nos constitue humanos. As intérpretes Janaina Pelizzon, Lenira Fleck e Liana Timm estarão sob a direção geral de Graça Nunes e a direção de movimento de Carlota Albuquerque.

A relação entre Freud e Lou Andréas-Salomé iniciou tardiamente, mas foi muito intensa. A escritora conheceu Freud em 1911, no Congresso da Associação Psicanalítica em Weimar e, em seguida, já escrevia a respeito de sua importante relação com a psicanálise: (…) o estudo da psicanálise me assombra sem cessar e quanto mais me aprofundo, mais ele me cativa” (…).

Apesar das cisões ocorridas dentro do movimento psicanalítico, o elo entre eles persistiu fiel. Essa amizade acalentou os últimos anos de sofrimento de Freud e Lou, em função do câncer que ambos lutaram até o final de suas vidas.
Lou Andreas-Salomé, cinco anos mais jovem que Freud, era uma mulher muito além de seu tempo, cujo brilho intelectual conferiu-lhe o fascínio que exerceu sobre homens e mulheres que com ela conviveram. Influenciou os círculos artísticos, deixando marcas na vida de pensadores como Nietzsche, Rainer Maria Rilke, Paul Rée e, até mesmo, Richard Wagner.

Sair da versão mobile