Segunda-feira, 21 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 10 de maio de 2019
O projeto maio Vermelho visa lutar contra o câncer bucal neste mês, já que é um assunto pouco falado. A secretária da Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, apresentou o material de divulgação da iniciativa para o governador Eduardo Leite, nesta sexta-feira (10). Broches de flor vermelha e folhetos foram entregues ao comandante do executivo do estado.
A campanha é alusiva ao dia 31 de Maio, instituído por lei estadual como marco para que a população fique atenta a sinais de lesões na boca e garganta: feridas ou caroços que não cicatrizam em 14 dias; áreas vermelhas ou brancas na boca; sangramentos sem causa conhecida; rouquidão persistente; e dificuldade para falar, mastigar ou engolir.
Para haver uma conscientização sobre a importância da prevenção, ações serão realizadas em unidades básicas de saúde de municípios da Região Metropolitana, como Gravataí e Canoas. Em Porto Alegre, no dia 29 de maio, durante a manhã e a tarde, ocorrerá uma mobilização no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico.
Equipe da Secretaria da Saúde esteve no Palácio Piratini para falar de campanha de prevenção instituída por lei estadual.
(Foto: Marília Bissigo / Divulgação SES)
*Estagiária sob supervisão de Marjana Vargas