Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Projeto proíbe “segregação” de usuários de elevadores em prédios de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Proposta proíbe o uso das denominações “elevador social”, “elevador de serviço” e “elevador privativo"

Foto: Divulgação
Proposta proíbe o uso das denominações “elevador social”, “elevador de serviço” e “elevador privativo". (Foto: Divulgação)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre um projeto de lei que proíbe o uso de denominações e sinalizações com a finalidade de “segregação” de usuários de elevadores nos edifícios públicos e privados da Capital. A proposta é de autoria do vereador Roberto Robaina (PSOL).

De acordo com o projeto, fica vedado o uso das denominações “elevador social”, “elevador de serviço” e “elevador privativo”, entre outras expressões que tenham a finalidade de “segregar” os usuários desses equipamentos. As penalidades previstas são advertência, na primeira incidência, e multa de 1.000 UFMs (R$ 5.508.90), na segunda incidência. O valor da multa será duplicado quando a reincidência for genérica e triplicado quando a reincidência for específica.

“É necessário romper com a violência simbólica da ordem social e superar esse tipo de apartheid que a cidade mantém impunemente em elevadores sociais e de serviço, que acaba legitimando um preconceito social, bem como proporcionar dinamismo para o acesso a estabelecimentos públicos e privados”, explicou Robaina.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Justiça Federal condena mergulhador e mais dois homens por tráfico internacional de drogas no porto de Rio Grande
Congresso Nacional retoma os trabalhos com 19 medidas provisórias de Lula pendentes de votação
https://www.osul.com.br/projeto-proibe-segregacao-de-usuarios-de-elevadores-em-predios-de-porto-alegre/ Projeto proíbe “segregação” de usuários de elevadores em prédios de Porto Alegre 2024-02-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar