Ícone do site Jornal O Sul

Projeto promove banho assistido para pessoas com deficiência em 16 municípios gaúchos

Em Capão da Canoa, a iniciativa ocorre em todos os finais de semana da temporada de veraneio. (Foto: Divulgação)

A Rede Praia Acessível, da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), tem como objetivo possibilitar às pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida o banho assistido em cadeira anfíbia. Em parceria com municípios e entidades, a ação é desenvolvida em todo o litoral gaúcho e em cidades do interior – no mar, em balneários, rios, lagos, lagoas e piscinas – para que o verão possa ser melhor aproveitado por todos.

Neste ano, o projeto disponibilizou 50 cadeiras anfíbias para 16 municípios e capacitou as equipes locais para ministrarem os banhos assistidos com conforto e segurança. Em Capão da Canoa, a iniciativa ocorre em todos os finais de semana da temporada de veraneio. As cadeiras também podem ser utilizadas para passeios, facilitando o bem-estar e a mobilidade na beira-mar.

De acordo com o Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, a parceria com a Faders promove acessibilidade e inclusão social. “Nossa praia é pública e deve ser aproveitada por todas as pessoas da melhor maneira possível, por isso que buscamos mais uma vez ter essa ação na cidade, para que as pessoas com deficiência aqui do nosso município e também os visitantes possam usar desse serviço e curtir mais uma temporada de praia com qualidade e acolhimento”, observa.

Os banhos de mar assistidos contam com o apoio de voluntários, que podem participar se inscrevendo no curso “Atenção à Pessoa com Deficiência – Abordagem com Cidadania”, da Rede Praia Acessível, pelo link: https://forms.gle/piztCCw8m1cEErMv5. As inscrições são gratuitas e abertas a todos. Ao final do curso, os voluntários ganham um certificado que pode ser utilizado em concursos públicos.

As datas e horários dos banhos assistidos devem ser conferidos nos sites e redes sociais de cada um dos municípios. Confira os locais com disponibilidade de cadeiras anfíbias:

Arambaré: Em frente ao Centro Cultural Inúbia

Arroio do Sal: Beira-mar – junto ao Quiosque do Turismo

Bagé: Cesarino Espaço Recreativo, Círculo Militar De Bagé e Cantegril Clube de Bagé

Balneário Pinhal: Centro (Castelo Branco e Travessa 13), na Guarita 199, e Magistério (Avenida Salgado Filho e Rua São Jerônimo), na Guarita 209

Barra do Ribeiro: Praia da Picada

Cachoeira do Sul: Balneário Praia Nova – Margem direita do Rio Jacuí

Capão da Canoa: Avenida Beira-mar – Calçadão (Guarita 76) e Parque Náutico

Cidreira: Calçadão Kanitã

Cristal: Balneário do Rio Camaquã

Imbé: Centro, Presidente, Nordeste, Ipiranga, Harmonia, Mariluz, Mariluz Norte, Albatroz, Santa Teresinha e Imara, nas Guaritas centrais de cada balneário

Morrinhos do Sul: Recanto do Vô Ilário, Recanto Beira Rio, Pytaias.Eco

Mostardas: Balneário Mostardense, na Guarita Central

Osório: Atlântida Sul (Guarita 108) e Mariápolis (Guarita 106)

Rio Grande: Cassino

Rio Pardo: Praia dos Ingazeiros

Três Coroas: Brasil Raft Park, Parque das Laranjeiras e Raft Adventure Park

Sair da versão mobile