O território brasileiro contém cerca de 12% de toda a água doce do planeta. Ao todo, são 200 mil microbacias espalhadas em 12 regiões hidrográficas, como as bacias do São Francisco, do Paraná e a Amazônica (a mais extensa do mundo e 60% dela localizada no Brasil). É um enorme potencial hídrico, capaz de prover um volume de água por pessoa 19 vezes superior ao mínimo estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) – de 1.700 m³/s por habitante por ano.
Apesar da abundância, os recursos hídricos brasileiros não são inesgotáveis. O acesso à água não é igual para todos. As características geográficas de cada região e as mudanças de vazão dos rios, que ocorrem devido às variações climáticas ao longo do ano, afetam a distribuição.
Por isso mesmo o tema ganha destaque nos próximos dias, encabeçando mais uma edição do Projeto RS Sustentável, da Rede Pampa, que vem analisando e debatendo temas relevantes para a sociedade como um todo. A iniciativa também leva a assinatura do Governo do Estado, Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação e Corsan. O Fórum Água é Vida vai acontecer no próximo dia 25, em Guaíba, no Auditório Mário Polanczyc, junto à Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura de Guaíba, na Rua Coronel Serafim Silva, 123/Centro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.forumaguaevida.com.br.