Sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 11 de julho de 2017
O planeta Terra é frequentemente chamado de Planeta Água. Isso não é para menos, uma vez que essa substância ocupa 70% da superfície do nosso planeta, cerca de 1,4 bilhão de km3. Desse total, cerca de 97,5% correspondem à água salgada, que não é usada para nosso consumo. Do total de água doce, 68,9% estão em geleiras e calotas polares no estado sólido. Isso significa que a porção de água doce que podemos aproveitar fica em torno de 0,77% do total.
Vale destacar que a quantidade de água doce disponível não está distribuída de maneira uniforme ao redor do globo. Analisando o Brasil, por exemplo, é possível verificar que os estados ao norte apresentam maior quantidade desse recurso se comparados com os estados do nordeste.
Além da pequena quantidade de água doce disponível no planeta, existe ainda o problema da poluição e contaminação das águas, que diminuem a qualidade desse recurso, tornando-o impróprio para o consumo. Vale lembrar ainda que a poluição e contaminação das águas estão diretamente relacionadas com o aumento de doenças de veiculação hídrica.
Por isso mesmo o tema ganha maior ênfase, por se tratar de uma questão relacionada à qualidade de vida do ser humano e das sociedades. Com a proposta de debater temas com este viés, ganha palco mais uma edição do Projeto RS Sustentável, da Rede Pampa, focado no tema Água é Vida. A iniciativa é do Governo do Estado, Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação e Corsan.O Fórum Água é Vida vai acontecer no próximo dia 25, em Guaíba, no Auditório Mário Polanczyc, junto à Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura de Guaíba., na Rua Coronel Serafim Silva, 123/Centro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.forumaguaevida.com.br.