Domingo, 26 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de maio de 2023
O objetivo da proposta é aferir a pressão arterial infantil para o diagnóstico precoce e tratamento de doenças, como hipertensão arterial, doenças cardíacas, renais e em retina
Foto: DivulgaçãoFoi protocolado nesta terça-feira (02) na Assembleia Legislativa do Estado o PL (projeto de lei) que institui a obrigatoriedade do teste do bracinho nas consultas pediátricas, em crianças a partir de três anos de idade, atendidas pela rede pública estadual de saúde no Rio Grande do Sul.
O objetivo da proposta, que é de autoria do deputado Gustavo Victorino (Republicanos), é aferir a pressão arterial infantil para o diagnóstico precoce e tratamento de doenças, como hipertensão arterial, doenças cardíacas, renais e em retina.
Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam que cerca de 23% da população apresenta hipertensão arterial sistêmica, e a prevalência da doença na faixa dos três anos de idade pode chegar a 13%.
De acordo com o projeto, a criança que apresentar alterações da pressão arterial, deverá ser encaminhada a um atendimento especializado para a realização de exames complementares.
Conforme o deputado Gustavo Victorino, “o teste do bracinho é de extrema importância, ao evitar que as consequências da pressão alta, silenciosamente, destruam a saúde das nossas crianças”.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul