Sábado, 28 de dezembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Pronto atendimento do hospital de Roca Sales tem reabertura estimada para outubro

Compartilhe esta notícia:

Invadida pela enchente, instituição passa por uma reforma emergencial para a reabertura.

Foto: Itamar Aguiar/Ascom SES
Invadida pela enchente, instituição passa por uma reforma emergencial para a reabertura. (Foto: Itamar Aguiar/Ascom SES)

Atingido pela enchente provocada pela passagem de um ciclone extratropical, há duas semanas, o Hospital Roque Gonzales, em Roca Sales, no Vale do Taquari, deverá reabrir o pronto atendimento em 1º de outubro. O anúncio foi feito pelo prefeito do município, Amilton Fontana, em reunião nesta terça-feira (19) com a diretora do Departamento de Gestão Especializada (Dgae), Lisiane Fagundes.

A estrutura do Hospital Roque Gonzales foi recuperada e equipada com apoio de municípios da região e dos hospitais Santa Casa, de Porto Alegre, Bruno Born, de Lajeado, e Pompeia, de Caxias do Sul.

A instituição está realizando obras emergenciais, como a pintura e a substituição da rede elétrica, de maneira a retomar o atendimento à população e reabrir os leitos de observação. Segundo a secretária municipal de Saúde de Roca Sales e diretora do Hospital Roque Gonzales, Raquel Oestreich, a expectativa é de que a reforma termine antes do fim de setembro.

Considerada prioritária, a reabertura do Hospital Roque Gonzales foi tema de duas reuniões on-line entre Estado e município ao longo dessa terça-feira. Pela manhã, foram alinhadas medidas para a volta ao funcionamento. Participaram integrantes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Assistência Técnica da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes), que vêm atuando em Roca Sales, além da diretora do Dgae, Lisiane Fagundes, e da chefe da Divisão de Unidades Próprias da SES, Letícia Ikeda. A discussão continuou na parte da tarde, quando as equipes alinharam os detalhes para garantir a reabertura.

Outro tema abordado foi a construção de um novo hospital em uma parte mais elevada de Roca Sales, em um terreno a ser cedido pelo município, evitando a repetição dos danos sofridos na enchente.

“Essas reuniões são importantes para definirmos os próximos passos para a reabertura do hospital. Nós dividimos essa pauta em dois momentos. Um momento urgente e prioritário é a adequação da estrutura hospitalar para a reabertura como um pronto atendimento e com leitos de observação”, explicou Lisiane Fagundes. “E um outro momento, que também é importante e acontecerá em paralelo, é a construção do novo hospital. Essa é uma orientação do governador, que conversou com o prefeito na segunda-feira.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Senado aprova projeto que permite que empresas vendam títulos para financiar obras de infraestrutura
Governo do Rio Grande do Sul anuncia habitações temporárias para vítimas das inundações
https://www.osul.com.br/pronto-atendimento-do-hospital-de-roca-sales-tem-reabertura-estimada-para-outubro/ Pronto atendimento do hospital de Roca Sales tem reabertura estimada para outubro 2023-09-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar