Quarta-feira, 08 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de março de 2018
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
O senador gaúcho Lasier Martins (PSD) defende o fim das indicações politicas pra as vagas do STF, o Supremo Tribunal Federal. Lasier menciona e lamenta o conflito entre os ministros do Supremo Tribunal Federal Luis Roberto Barroso e Gilmar Mendes, ocorrido na última quarta-feira. A troca de insultos foi destaque na imprensa brasileira e se iniciou com Barroso reagindo a uma fala de Mendes, que criticava decisões anteriores do próprio STF.
Sem indicações políticas
O senador gaúcho propõe que, numa tentativa de evitar as indicações políticas de ministros do Judiciário, o que compete exclusivamente ao Presidente da República, a Casa deveria aprovar proposta que muda o rito dessas escolhas. A proposta está contida na PEC 35/2015, do próprio Lasier, e determina que a indicação para os cargos de ministros dos tribunais superiores saia de uma lista tríplice aprovada por um colegiado formado, entre outros, pelo presidente do STF, do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal Superior do Trabalho.
O beija-mão para ser ministro.
Até então, para chegar a uma vaga de ministro de algum tribunal superior, inclusive o STF, reza uma lenda que, além de uma boa indicação inicial, os candidatos precisavam percorrer um beija-mão que incluía ajoelhar perante José Dirceu e até João Pedro Stédile, o comandante da organização quase-terrorista MST.
Temer em campo
Agora é para valer: o presidente Michel Temer já começou a avisar seus principais interlocutores que está disposto a disputar a reeleição presidencial.
Presidenciáveis em Novo Hamburgo
A Associação Comercial Industrial de Novo Hamburgo anuncia uma série de encontros com presidenciáveis. Começa dia 6 de abril, com Jair Bolsonaro. Depois, será a vez de João Amoedo, do Partido Novo, dia 10. Em maio, a ACI recebe o senador Álvaro Dias. Os encontros serão realizados no auditório da entidade.
Ronaldinho no PRB
As especulações terminaram: Ronaldinho Gaúcho é o mais novo filiado do Partido Republicano Brasileiro, o PRB. A informação foi confirmada pela reportagem com o diretório nacional do PRB em Brasília.
PR indicará diretor do Dnit para Transportes
O presidente do Dnit, Valter Casimiro, é o nome mais cotado para o Ministério dos Transportes, com indicação do PR. Terá pela frente um problema: o orçamento pedido de R$ 6 bilhões para a manutenção foi cortado em 50%.
Fraport confirma obras no Porto Alegre Airport
A Fraport Brasil-Porto Alegre confirmou o início das obras de expansão do Aeroporto Internacional Salgado Filho (ou Porto Alegre Airport, marca usada pela empresa alemã). A previsão é gerar até 700 novos empregos. A expectativa é concluir a expansão do terminal até outubro de 2019. A pista, que tem hoje 2.280 metros de comprimento, ganhará mais 920 metros, até 2021. Nessa etapa, chamada primeira fase, serão investidos cerca de R$ 1,5 bilhão.
Torres terá 60 balões
Torres chega ao seu 30° Festival de Balonismo com um total de 60 balões confirmados no evento que acontece entre os dias 27 de abril e 1º de maio, no Parque Odilo Webber Rodrigues. Este ano, as novidades são as melhorias na infraestrutura do parque, como a pavimentação de mais de quatro mil metros quadrados, oferecendo maior conforto e atendendo antiga reivindicação de moradores e visitantes.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.