Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 25 de fevereiro de 2025
Texto prevê a redução da carga horária para 36 horas semanais, distribuídas em quatro dias de trabalho por semana. Na foto, a deputada Erika Hilton
Foto: Gabriel Paiva/Câmara dos DeputadosA deputada Erika Hilton (PSOL-SP) apresentou oficialmente nesta terça-feira (25) a PEC (proposta de emenda à Constituição) que visa reduzir a jornada máxima de trabalho para 36 horas semanais, em 4 dias por semana.
O texto foi protocolado na Câmara três meses após o início de um movimento de articulação para reunir assinaturas de apoio à proposta. Erika conquistou apoio de 209 deputados — 38 acima do mínimo necessário para apresentar uma PEC na Casa.
O objetivo central do texto é acabar com a possibilidade de escalas de 6 dias de trabalho e 1 de descanso — chamada de 6×1. A iniciativa da deputada nasceu de uma mobilização do VAT (Movimento Vida Além do Trabalho), que ganhou força nas redes e somou 1,5 milhão de assinaturas em um abaixo-assinado que pede à Câmara dos Deputados a revisão da escala 6×1.
A PEC, que agora poderá ser discutida na Câmara, pretende alterar um trecho da Constituição que trata dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais. Outra proposta com o mesmo objetivo já foi engavetada pela Câmara, antes de ser votada pelo plenário.
Em novembro passada, o Ministério do Trabalho afirmou, em nota à imprensa, que tem “acompanhado de perto o debate” e que a redução da jornada é “plenamente possível e saudável”, mas a questão deveria ser tratada em convenção e acordos coletivos entre empresas e empregados.
A proposta de Erika Hilton prevê estabelecer que a jornada de trabalho normal: não poderá ser superior a 8 horas diárias; não poderá ultrapassar 36 horas semanais; e será de 4 dias por semana. Segundo o texto, as mudanças entrariam em vigor depois de 360 dias da eventual promulgação da PEC.