Ícone do site Jornal O Sul

Prorrogado para 10 de maio o prazo para renovar os contratos do Fundo de Financiamento Estudantil

Programa oferece financiamento para estudantes em universidades particulares. (Foto: Divulgação)

O prazo para renovar os contratos do primeiro semestre de 2018 do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) foi prorrogado para o dia 10 de maio. Inicialmente, os estudantes tinham até 30 de abril para fazer a renovação.

Os contratos do Fies precisam ser renovados todo semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas instituições de ensino e depois as informações devem ser validadas pelos estudantes no SisFies (Sistema Informatizado do Fundo de Financiamento Estudantil). Neste semestre, cerca de 1,1 milhão de contratos devem ser renovados.

No caso das renovações que tenham alguma alteração nas cláusulas do contrato, o estudante precisa levar a nova documentação ao agente financeiro – Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal – para concluir a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema. De acordo com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), o tempo para renovação foi ampliado devido a instabilidades no sistema SisFies em função do grande número de acessos.

O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. Os estudantes que ingressaram no programa a partir de 2018 aderiram ao Novo Fies, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

Enem

Os estudantes que desejam concorrer a uma vaga em instituições públicas ou privadas de ensino superior pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já podem conferir as informações mais importantes para quem pretende fazer as provas neste ano. Se você faz parte desse grupo, fique atento principalmente às datas e prazos. Confira:

Inscrições e taxa

O período de inscrições para o Enem começa na segunda-feira (07) e termina no dia 18 de maio. A taxa para participar das provas é de R$ 82, e o pagamento pode ser feito até 23 de maio. De acordo com o Ministério da Educação, “o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição e de justificar ausência na edição passada terminou no último dia 15 de abril”.

O ministério alerta também que todos devem fazer a inscrição no período indicado, ou seja, o fato de a isenção da taxa ser aprovada não significa que o participante esteja automaticamente inscrito.

Provas e novidades

As datas do Enem 2018 já estão definidas: 4 e 11 de novembro, ou seja, em dois domingos, como na última edição. Neste ano, porém, há uma novidade: no segundo dia de provas, os candidatos terão 30 minutos a mais para responder às questões para as disciplinas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Sair da versão mobile