Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 20 de novembro de 2021
Neste domingo (21), a vacinação contra o coronavírus continua em dois pontos de Porto Alegre: na Sociedade Beneficente Cultural Floresta Aurora, na Lomba do Pinheiro, e na Escola Dr. Liberato Salzano Vieira Da Cunha, no Sarandi. Haverá aplicação de primeira, segunda e terceira dose em ambos os locais, das 9h às 13h.
A primeira dose será oferecida para todas as pessoas com 12 anos ou mais. Para receber a vacina, basta apresentar documento de identidade com CPF. A segunda dose estará disponível para vacinados com Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech há pelo menos oito semanas e Coronavac/Butantan, para vacinados há pelo menos 28 dias. Além do documento de identidade, é necessário levar a carteira de vacinação com o registro da primeira dose.
Já a dose de reforço estará disponível para pessoas com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose há seis meses; idosos; profissionais de saúde e de apoio à saúde com esquema vacinal completo há cinco meses; e imunossuprimidos com a segunda dose há pelo menos 28 dias.
Para receber a terceira dose, é preciso apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação com o registro das duas doses. Profissionais de saúde também devem levar comprovante do registro no conselho de classe e profissionais de apoio à saúde, cópia impressa ou digital do vínculo empregatício (carteira ou contrato de trabalho vigente com o serviço de saúde) ou declaração de vínculo do trabalhador ao serviço de saúde. Já imunossuprimidos precisam apresentar comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.
Domingo (21):
— Sociedade Beneficente Cultural Floresta Aurora – Estrada Afonso Lourenço Mariante, 437 – Lomba do Pinheiro – 9h às 13h.
— Escola Dr. Liberato Salzano Vieira Da Cunha – rua Xavier de Carvalho, 274 – Sarandi – 9h às 13h.
Vacinados
No Rio Grande do Sul, já são 236 municípios – quase metade do total – com mais de 90% da população adulta dentro do esquema vacinal completo contra o coronavírus, considerado duas doses ou dose única. O índice passou a ser considerado como corte para algumas atualizações em protocolos pelo governo do Estado.
Município que atingiu esse percentual fica autorizado a adotar o comprovante de vacinação como recomendação, e não exigência, em todas as atividades, incluindo as de maior risco. No entendimento do Gabinete de Crise, 90% de vacinados representa maior segurança quanto ao risco de contágio. Na média, o RS tem 83,5% da população adulta completamente vacinada.
“Os municípios que chegaram a 90% do esquema completo já vacinaram praticamente todas as pessoas, é o índice recomendado em qualquer campanha vacinal. Nesses locais, com esse contingente imunizado, as pessoas estão mais protegidas, por isso podemos colocar em prática esse novo modelo de diferenciar pelo andamento da vacinação”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann.
Desde a semana passada, essa informação passou a estar disponível para consulta no painel da vacinação Covid-19 do Secretaria da Saúde (SES), em no site vacina.saude.rs.gov.br. Na aba “Municípios”, é possível conferir essa porcentagem, assim como o correspondente a pessoas com pelo menos uma dose. Continuam sendo apresentadas no site informações como o número de doses por faixa etária, doses de reforço aplicadas, por tipo de vacina, total de doses recebidas e aplicadas, entre outras.
Estimativas
Os dados da população utilizados são baseados em estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por serem projeções, alguns municípios podem apresentar pequenas diferenças nos números absolutos com a população real atual. Esse é o motivo, por exemplo, de termos no Estado 64 cidades nas quais o índice de vacinados está acima dos 100%. A maioria em cidades pequenas, onde uma variação mesmo que pequena gera maior diferença percentual.
Dos 236 municípios com mais de 90% da população com esquema completo, 209 têm menos de 10 mil pessoas adultas (com 18 anos ou mais). O menor município em população no RS, Engenho Velho, é o que apresenta o maior percentual no Estado: 160%. A estimativa era de que a cidade tivesse 720 habitantes adultos, enquanto mais de mil residentes do local já foram vacinados.
Entre as cidades com população adulta entre 10 mil e 50 mil pessoas, Tenente Portela, Santo Cristo e São Pedro do Sul são as que aparecem na lista com as maiores porcentagens, as três acima dos 100%. Enquanto nos municípios de médio e grande porte (mais de 50 mil habitantes adultos), Santo Ângelo e Cachoeira do Sul são os únicos municípios acima dos 90% até o momento.