Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 24 de maio de 2017
A representatividade das mulheres e a troca de saberes que elas promovem foram lembradas na manhã desta quarta-feira (24), da abertura oficial do 3° Encontro de Primeiras-Damas – Protagonistas da Solidariedade. A cerimônia ocorreu no Auditório do Ministério Público, em Porto Alegre, e reuniu primeiras-damas, prefeitas, vice-prefeitas e secretárias dos municípios do Rio Grande do Sul.
A secretária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, disse que o papel das primeiras-damas é fundamental na construção de uma rede de solidariedade. “É nos municípios que as políticas públicas e as ações sociais se concretizam. Todas aqui presentes são protagonistas e podem fazer a diferença na implantação e no encaminhamento de políticas sociais em seus municípios”, destacou.
O governador José Ivo Sartori, presente ao evento, disse que “é importante destacar o protagonismo das mulheres, que atuam em diferentes frentes em suas comunidades para ajudar quem mais precisa. Acredito que este terceiro encontro também é uma forma de renovar a convivência, compartilhar estas experiências de sucesso e avançar ainda mais”.
Participaram da cerimônia o secretário Nacional de Juventude, Assis Filho; o secretário de Minas e Energias, Arthur Lemos; o secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira; o chefe da Casa Militar, coronel Alexandre Martins; o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana; a vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputada Liziane Bayer; a subprocuradora-geral de Justiça para assuntos administrativos Ana Cristina Petrucci; a representante da Procuradoria Geral do Estado Paula Ferreira Krieger e a representante da Câmara Municipal de Porto Alegre vereadora Nadia.
3° Encontro de Primeiras-Damas
Organizado pelo Gabinete de Políticas Sociais, o 3º Encontro de Primeiras-Damas visa a fortalecer as relações entre governo do Estado e municípios, com a exposição e o debate de ações sociais conjuntas. A ideia é aperfeiçoar recursos para melhorar qualidade de vida das pessoas.
Ao longo do dia, serão debatidos temas como o programa PIM (Primeira Infância Melhor), Criança Feliz, Cipave (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar), Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), Campanha Escolha o Destino, Ações em Prevenção em Saúde e Campanha do Agasalho 2017.
Até o final desta manhã, o evento já havia recebido mais de 160 municípios para assistir aos primeiros painéis sobre Políticas Públicas para Juventude e Políticas Públicas Intersetoriais na Primeira Infância no Rio Grande do Sul.