Terça-feira, 14 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 19 de dezembro de 2020
Quanto maior o fluxo de vendas pela internet, mais frequentes são os golpes
Foto: ReproduçãoCom a chegada das festas de fim de ano e a continuidade da pandemia, a tendência é que as compras online continuem sendo frequentes. Dados de uma pesquisa da Criteo, empresa voltada para o varejo, mostraram que o envio de presentes cresceu 41% durante a pandemia, refletindo o aumento da prática de fazer a compra pela internet e colocar o endereço de destino para quem vai ser presenteado. Porém, conforme o uso dos e-commerces cresce, mais frequentes se tornam os golpes, e maior a necessidade de tomar todos os cuidados.
A tecnologia pode ser uma ótima aliada do consumidor na hora de checar se um site é seguro ou não. O Movimento Compre&Confie, por exemplo, desenvolveu o aplicativo VIPy, que vem atuando como medida de precaução para compras online. O aplicativo possui uma função para monitorar o CPF dos usuários cadastrados na plataforma durante compras realizadas no ambiente digital. Desse modo, o VIPy consegue identificar possíveis fraudes e notificar os consumidores, caso seus dados sejam utilizados em pedidos indevidos.
O consumidor pode tomar outros cuidados como não colocar suas informações em sites que gerem qualquer desconfiança. É importante desconfiar quando os valores ofertados estão muito abaixo do mercado e procurar os canais oficiais das marcas em busca de confirmação das ofertas. Outras instituições, como os bancos, não pedem dados nem senhas por meio de mensagens.