Sexta-feira, 18 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Prouni abre inscrições para 77 mil bolsas de estudo em universidades privadas

Compartilhe esta notícia:

O Prouni concede bolsas integrais e parciais. (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Começam nesta segunda-feira (31) as inscrições para o processo seletivo das vagas remanescentes do Prouni (Programa Universidade para Todos). De acordo com o MEC (Ministério da Educação), serão oferecidas 77 mil bolsas. As inscrições devem ser feitas no site http://siteprouni.mec.gov.br/.

Neste segundo semestre, foram oferecidas 147.492 bolsas na chamada regular, mas quase metade delas acabaram ociosas. Por isso, o MEC abriu nova seleção com dois prazos distintos. As inscrições vão até 25 de agosto para os candidatos que não estiverem matriculados em instituição de educação superior. Já para os estudantes que já estão matriculados em universidades privadas, as inscrições só começam em 30 de outubro.

Quem pode se inscrever

Podem se inscrever para as vagas remanescentes do Prouni aqueles que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir da edição de 2010 e obtiveram nota média igual ou superior a 450 pontos, além de superior a zero na redação.

Professores da rede pública de educação básica, no efetivo exercício do magistério e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, também poderão se inscrever para cursos de licenciatura, independentemente da renda.

Bolsas de estudo

O Prouni concede bolsas de estudo, integrais e parciais (de 50%), para estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições particulares de educação superior.

Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. No primeiro semestre deste ano, foram ofertadas 214.110 bolsas pelo programa, sendo 103.719 integrais e 110.391 parciais.

Bolsas no Reino Unido

O Ministério do Turismo publicou o edital que oferece 120 bolsas de estudos para cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Turismo e Hospitalidade no Reino Unido para estudantes de graduação de instituições públicas e privadas de ensino.

Para concorrer a uma vaga, é necessário que o estudante dessas áreas tenha obtido pontuação acima de 600 no Enem, além de comprovar proficiência em língua inglesa e de ter cursado no mínimo 20% e no máximo 80% do currículo do curso superior.

O investimento do governo no programa é de cerca de R$ 5 milhões. Para Marx Beltrão, ministro do Turismo, a qualificação profissional é um aspecto do Plano Brasil + Turismo, um pacote de ações lançado pelo governo federal para estimular o setor. “Se queremos nos posicionar junto aos principais destinos turísticos do mundo, temos que olhar com muita atenção e investir pesado na melhoria do atendimento ao turista e dos serviços a ele prestados”, comentou o ministro.

O tempo de duração é de aproximadamente 11 semanas com aulas teóricas e práticas. Os candidatos interessados devem acessar o formulário eletrônico na página da Capes até as 17h do dia 25 de agosto de 2017.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A Câmara dos Deputados volta das férias para analisar denúncia contra o presidente Michel Temer
Oposição convoca protestos contra a instalação da Assembleia Constituinte na Venezuela
https://www.osul.com.br/prouni-abre-inscricoes-para-77-mil-bolsas-de-estudo-em-universidades-privadas/ Prouni abre inscrições para 77 mil bolsas de estudo em universidades privadas 2017-07-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar