Quinta-feira, 06 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de junho de 2016
Quem não foi convocado para uma vaga do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), cujo resultado foi divulgado nesta segunda (06), tem opção de concorrer a um bolsa de estudo de uma instituição particular pelo Prouni (Programa Universidade para Todos). As inscrições para a seleção do segundo semestre de 2016 começam nesta terça-feira (07). Não há horário previsto em edital em que o sistema vai começar a funcionar. O prazo termina às 23h59min desta sexta-feira (10).
O Prouni é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo totais e parciais de instituições particulares. A seleção é feita a partir do desempenho no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), mas leva em conta os critérios socioeconômicos da família do estudante. O MEC (Ministério da Educação) não divulgou o número de bolsas que serão oferecidas nesta edição.
A segunda edição do ano terá 125.442 bolsas para 22.967 cursos em 901 instituições de ensino superior. Segundo o MEC, no ano passado a edição de inverno teve 115.101 bolsas. Entre as bolsas que serão ofertadas, 57.092 são integrais e 68.350 parciais.
A primeira lista dos estudantes pré-selecionados será divulgada no dia 13 de junho. A segunda chamada sai no dia 27 do mesmo mês. Entre os dias 8 e 11 de julho, os estudantes que não foram convocados nas duas chamadas poderão manifestar interesse em entrar na lista de espera. A lista de espera estará disponível para as instituições no dia 14 de julho. Nesta fase, a convocação dos estudantes é feita diretamente pelas instituições, caso haja vagas. (AG)