Segunda-feira, 28 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Provas do “Enem dos Concursos” serão realizadas em outubro e dezembro

Compartilhe esta notícia:

Os resultados devem ser divulgados em janeiro do ano que vem.

Foto: EBC
Os resultados devem ser divulgados em janeiro do ano que vem. (Foto: EBC)

O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) divulgou nesta segunda-feira (28) o cronograma da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos Concursos”. O certamente terá duas fases de provas, a serem realizadas em outubro e dezembro de 2025. Os resultados devem ser divulgados em janeiro do ano que vem.

Nesta edição, a primeira fase do concurso, com a prova objetiva, será feita pelos inscritos em outubro deste ano. Os participantes que se classificarem para a segunda fase realizarão a prova discursiva em dezembro.

– Edital e inscrições: julho de 2025;
– Prova objetiva: dia 5 de outubro de 2025;
– Prova discursiva para os habilitados na 1ª fase: dia 7 de dezembro de 2025;
– Divulgação de resultados: fevereiro de 2026.

Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda, o MGI anunciou que a segunda edição do CNU deste ano vai oferecer 3.352 vagas em 35 órgãos federais. As vagas serão distribuídas em 35 órgãos e 9 blocos temáticos. Do total de 3.352 vagas, 2.180 são vagas com provimento imediato (1.672 de nível superior e 508 de nível intermediário).

Outras 1.172 vagas entrarão para o cadastro de reserva, uma lista de espera para vagas que podem surgir após o período das vagas imediatas. O governo, no entanto, diz que há expectativa de provimento no curto prazo, após a homologação dos resultados.

O governo estuda implementar na edição deste ano um sistema de bonificação para mulheres nas fases iniciais do concurso como forma de reduzir o desequilíbrio de gênero entre os aprovados na primeira edição do CNU, feita em 2024. Apesar de as mulheres representarem 52% dos inscritos, a minoria dos aprovados, 41%, foram do sexo feminino.

Além disso, o estímulo à participação feminina em áreas tradicionalmente masculinas, como tecnologia e infraestrutura, por meio de programas de mentoria, também é uma medida em análise.

A segunda edição do concurso não terá mais as “bolinhas” no preenchimento de informações dos cartões de resposta. No novo sistema, os candidatos serão identificados por um código de barras.

A mudança será implementada após candidatos terem problemas com o sistema de preenchimento na primeira edição. Agora, cada caderno de questões virá com um código único, que identificará o candidato sem revelar seus dados pessoais aos corretores.

De acordo com o governo, a máquina consegue ler e garantir que aquela prova pertence àquela pessoa. O Executivo federal também anunciou que a escolha da banca do CNU 2025 deve ser feita em abril, e que as provas serão realizadas no segundo semestre. A homologação está prevista para junho de 2026.

Não haverá outra edição do CNU em 2026 devido ao calendário eleitoral, que restringe a realização desse tipo de prova.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Camisa da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 será vermelha, diz site
Governo gaúcho publica edital para atualização do sistema de proteção contra as cheias de Eldorado do Sul
https://www.osul.com.br/provas-do-enem-dos-concursos-serao-realizadas-em-outubro-e-dezembro/ Provas do “Enem dos Concursos” serão realizadas em outubro e dezembro 2025-04-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar