Segunda-feira, 21 de abril de 2025
Por Bruno Laux | 20 de abril de 2025
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Fusão partidária
O PSDB e o Podemos concluíram as negociações e devem anunciar a fusão entre as duas siglas no final de abril. Inicialmente, a agremiação partidária deve manter o nome das duas legendas, para posteriormente decidir, através de pesquisa, uma nova nomenclatura e número para as urnas.
Candidato consolidado
Otimista quanto à reversão da queda de popularidade do governo, o deputado José Guimarães (PT-CE), líder da base governista na Câmara, afirma que o presidente Lula segue sendo o candidato do PT para as eleições de 2026. O parlamentar destaca que o chefe do Planalto possui “saúde de ferro” e que deve chegar ao final de 2025 “muito bem avaliado”.
Celular nas escolas
Na esteira da recente regulamentação do uso de celulares nas salas de aula, a Secretaria de Educação Básica do MEC lançou um conjunto de planos voltados à abordagem pedagógica da utilização consciente e equilibrada de dispositivos nas escolas. O material busca ampliar as ações de apoio à nova legislação, fornecendo insumo aos professores para dialogarem sobre o tema com os estudantes.
Gratidão à esposa
Acompanhado por Michelle Bolsonaro desde que foi internado, o ex-presidente Jair Bolsonaro publicou neste sábado um vídeo agradecendo à esposa pelo apoio prestado durante a hospitalização. Na publicação, que conta com registros da ex-primeira-dama acompanhando o marido em caminhadas nos corredores do hospital, Bolsonaro agradece “todo apoio e energia” depositado pela mulher no atual momento.
Meta possível
A Instituição Fiscal Independente do Senado avalia que o governo federal deve chegar ao fim de 2025 com um déficit primário de R$64,2 bilhões. Apesar da previsão negativa, a entidade acredita que a meta de resultado primário zero será cumprida, principalmente em decorrência dos gastos que ficam fora do seu cálculo, como o pagamento de precatórios.
Magistrado afastado
O Conselho Nacional de Justiça decidiu afastar por 60 dias o desembargador Marcelo Lima Buhatem, do TJRJ, pela publicação de mensagens político-partidárias na internet. O magistrado compartilhou nas redes sociais publicações de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, além de encaminhar uma mensagem a uma lista de transmissão do Whatsapp associando o presidente Lula à facção criminosa Comando Vermelho.
Reflexos do exterior
Cerca de 50% dos brasileiros avaliam que as recentes políticas comerciais adotadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, impactam negativamente na economia brasileira, segundo uma pesquisa Ipsos-Ipec divulgada na sexta-feira. Realizado na primeira semana de abril, o levantamento aponta ainda que 25% dos entrevistados afirmaram que as medidas não possuem reflexos no Brasil, enquanto outros 25% não quiseram ou não souberam responder.
Libras em destaque
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara vai se reunir nesta terça-feira em audiência pública alusiva ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, celebrado em 24 de abril. O debate abordará a necessidade de aprimoramento das medidas de inclusão para essa população, que enfrenta problemas como a falta de intérpretes qualificados, a escassez de materiais didáticos em Libras e a pouca implementação da língua em espaços públicos e privados.
Fraudes nas bets
A CPI das Bets do Senado recebe nesta terça-feira o delegado de polícia de Alagoas Lucimério Barros Campos, responsável pelo comando da operação “Game Over”. A ação policial desvendou um esquema de promoção de jogos de azar clandestinos envolvendo influenciadores digitais, que usava “contas demonstração” para simular apostas reais, atraindo seguidores para plataformas de jogos ilegais.
Penalização severa
Segue para análise da Câmara dos Deputados o projeto que amplia para 8 anos de prisão mais multa a pena para o furto, roubo e receptação de fios, cabos ou equipamentos de fornecimento ou transmissão de energia elétrica e telefonia. Validada pelo Senado, o texto prevê ainda a punição de até 12 anos de detenção nos casos em que o crime afetar o funcionamento de serviços essenciais.
Fisioterapia no parto
A importância da assistência fisioterapêutica nos serviços de saúde em que se realizam partos será tema de discussão nesta terça-feira na Comissão de Saúde da Câmara. A deputada Iza Arruda (MDB-PE), requerente da discussão, afirma que a fisioterapia pode reduzir complicações durante a gestação, melhorar a experiência de parto e otimizar a recuperação após o nascimento do bebê.
Todos no Jogo
A Secretaria Estadual do Esporte anunciou na última semana a renovação do Programa Todos no Jogo, voltado ao desenvolvimento de projetos esportivos para pessoas com deficiência intelectual. Com investimento de R$3 milhões, a continuidade da iniciativa deve beneficiar ações de 21 entidades sem fins lucrativos, que atendem mais 1,5 mil pessoas em 14 municípios gaúchos.
Bullying em debate
A Corregedoria-Geral de Justiça do RS reunirá especialistas e representantes da sociedade civil na próxima semana para uma audiência pública sobre a “Prevenção do Bullying e do Cyberbullying”. O encontro busca reunir subsídios de diversos setores da população e instituições públicas para embasar decisões no âmbito administrativo e judicial e a elaboração de políticas relacionadas à temática.
Comunicação municipal
Assessores de imprensa das prefeituras de todo o Rio Grande do Sul vêm a Porto Alegre na próxima quinta-feira para o IV Seminário de Comunicação da Famurs. A programação do evento conta com uma série de discussões sobre práticas de comunicação, com o objetivo de capacitar os profissionais para a realização de ações mais assertivas no setor em suas respectivas prefeituras.
Mais Comunidade
Acompanhado de secretários de seu governo, o prefeito Sebastião Melo esteve neste sábado no Bairro Santa Rosa de Lima, na Zona Norte de Porto Alegre, dando continuidade aos trabalhos do programa Mais Comunidade. Ao longo do roteiro, o chefe da prefeitura acompanhou serviços e verificou demandas junto a moradores, além de nomear cinco novos “prefeitos de praça” na Praça Rubens Medeiros.
Bruno Laux
@obrunolaux
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.