Sábado, 28 de dezembro de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Reginaldo Lopes diz que PT deve anunciar apoio à reeleição de Arthur Lira para Presidência da Câmara

Compartilhe esta notícia:

Segundo Reginaldo Lopes (PT-MG), o anúncio faz parte da formação de um “bloco de governo” para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
(Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes (MG), afirmou que o partido deve anunciar apoio à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) na próxima terça-feira (29). Uma reunião com a federação que tem o PT à frente, além do PCdoB e do PV, deve, segundo ele, ratificar o apoio do grupo à reeleição de Lira para presidir a Câmara.

Segundo Lopes, o anúncio faz parte da formação de um “bloco de governo” para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Conversa com legendas

O líder petista ressaltou que o apoio depende ainda de uma conversa com as outras legendas da federação que o partido encabeça, mas que essa é a tendência do PT: apoiar Lira para Câmara em troca do apoio dele à tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que garante o Bolsa Família em R$ 600 e garante espaço fiscal para propostas do governo eleito, além de colocar o PT em espaços importantes que a legenda pleiteia, como a presidência da Comissão de Constituição e Justiça.

Petistas afirmam que Lira pode ser “bom para Lula como foi para Bolsonaro”. Eles defendem a declaração de apoio a Lira sob a alegação de que Lula precisa de “estabilidade para governar” e que o mesmo erro cometido quando o presidente da Câmara era Eduardo Cunha (PMDB-RJ) não pode se repetir.

Na época Eduardo Cunha, desafeto do PT, fora eleito em 2015 derrotando Arlindo Chinaglia (PT-SP), apoiado pelo governo Dilma Rousseff. No ano seguinte, o peemedebista abriu o impeachment da ex-presidente.

Para outra ala da legenda, a questão de declarar apoio a Lira não é central no momento, e o foco deve ser a construção de uma estratégia para aprovar a PEC. Pesa contra o apoio ao presidente da Câmara, por exemplo, o senador Renan Calheiros (MDB-AL). Aliado de Lula desde o primeiro turno e considerado importante articulador do novo mandato do petista, Calheiros é crítico da PEC, da aliança do partido com o Centrão — além de ser adversário de Lira em Alagoas.

Clima melhor

Na busca de apoiadores para aprovar a PEC, o sentimento petista é de que, neste momento, o clima é melhor na Câmara do que no Senado – sobretudo por conta da ampla influência que Arthur Lira tem sobre os deputados federais. As informações são da CNN.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Partidos que apoiaram Lula, além do PT, agora querem dois ministérios cada um
Festa da posse de Lula terá shows em dois palcos na Esplanada dos Ministérios em 2023
https://www.osul.com.br/pt-apoio-reeleicao-arthur-lira/ Reginaldo Lopes diz que PT deve anunciar apoio à reeleição de Arthur Lira para Presidência da Câmara 2022-11-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar