Segunda-feira, 07 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias PT intensifica campanha pública para escolha de Marco Aurélio Carvalho como ministro da Justiça

Compartilhe esta notícia:

Advogado recebeu apoios públicos de deputados, lideranças de movimentos sociais, petistas históricos e juristas.(Foto: Divulgação)

Após a sinalização do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que deve anunciar o substituto de Flávio Dino (PSB) no Ministério da Justiça e Segurança Pública apenas em fevereiro, o PT ampliou a pressão para ocupar a vaga.

Coordenador do grupo Prerrogativas, coletivo de juristas antilavajatistas ligado ao presidente, o advogado Marco Aurélio Carvalho recebeu apoios públicos de deputados, lideranças de movimentos sociais, petistas históricos e juristas ligados ao partido.

Um dia depois do atual ministro da Justiça ter sua indicação ao STF aprovada pelo Senado, as bancadas do PT nas Assembleias Legislativas de São Paulo e do Piauí e na Câmara dos Vereadores da capital paulista divulgaram notas e moções de apoio à indicação de Carvalho.

“Sua figura representa a defesa implacável dos direitos humanos e uma poderosa expressão antirracista que, aliada à sua destreza jurídica, pode contribuir grandemente para o país”, disse a nota assinada pelos vereadores petistas da capital.

No mesmo dia, o ex-deputado e ex-presidente do PT, José Genoino manifestou em artigos publicados em sites de esquerda o apoio ao coordenador do grupo Prerrogativas, assim como os deputados Jilmar Tatto (PT-SP) e Rui Falcão (PT-SP).

O nome de Carvalho unificou as tendências do PT após a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, dizer que segue à frente do partido.

Manifesto em apoio

Um grupo de 72 advogados divulgou um manifesto em apoio à indicação de Marco Aurélio de Carvalho. No manifesto, os advogados relembram a trajetória de Marco Aurélio de Carvalho diante de pautas sociais e antirracistas, além da defensoria dos direitos humanos.

“Sua notável capacidade de articulação e formação de equipes dedicadas é singular. Marco Aurélio possui a habilidade ímpar de unir pessoas em prol de causas relevantes, especialmente no contexto da segurança pública”, declararam os advogados no manifesto.

A carta afirma ainda que a nomeação do advogado ao ministério da Justiça “representa um passo significativo rumo ao aperfeiçoamento do sistema de justiça e segurança pública do país”.

Marco Aurélio de Carvalho ficou conhecido por criticar a atuação do à época juiz e atual senador Sérgio Moro (União-PR) na Operação Lava Jato e defender a inocência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Além disso, conforme o site do Prerrogativas, o grupo “foi além da Lava Jato, para se contrapor também ao governo Bolsonaro”.

“Em 2021, por exemplo, membros do grupo bateram na proposta do voto impresso, se opuseram ao critério do marco temporal para demarcação de terras indígenas, apoiaram protestos de rua a favor do impeachment e deram suporte à CPI da Covid para apontar supostos crimes do presidente na pandemia”, afirmou o grupo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Dilma Roussef ganha hoje quase dez vezes mais do que ganhava quando estava na Presidência da República
Sérgio Moro enfrenta turbulências em série e vê elevar risco de cassação do seu mandato de senador
https://www.osul.com.br/pt-intensifica-campanha-publica-para-escolha-de-marco-aurelio-carvalho-como-ministro-da-justica/ PT intensifica campanha pública para escolha de Marco Aurélio Carvalho como ministro da Justiça 2023-12-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar